NEOJIBA promove 6ª edição do Festival Encanta
O Festival Encanta também terá concertos com grupos convidados, como o Coral Água Viva, da Embasa
As apresentações serão realizadas diariamente, reunindo os coros de todos os núcleos do programa em Salvador e Região Metropolitana, localizados em bairros como Nordeste de Amaralina, Pirajá e Mata Escura, além das cidades de Simões Filho e Lauro de Freitas.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O Festival Encanta também terá concertos com grupos convidados, como o Coral Água Viva, da Embasa, o Coral Antônio Vieira, o Coro Ecumênico da Bahia, o Coro Laringectom, o Coral Anchieta e o Coral Jovem do CETEP, de Capim Grosso. Confira abaixo a programação completa.
Ópera infantojuvenil
Durante o período do Encanta, acontecerá a estreia na Bahia da ópera infantojuvenil "Candinho", que conta com encanto e delicadeza a infância de Cândido Portinari (1903-1962), um dos maiores pintores brasileiros. O compositor carioca João Guilherme Ripper se inspirou em escritos, desenhos e pinturas de Portinari para criar a obra, que mostra o cotidiano de brincadeiras do pintor na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, e as situações que o levaram a tornar-se um artista. A obra foi encomendada pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS).
A ópera será encenada no dia 13 (domingo), às 11h, também com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. No palco, estarão as crianças do Coro Pedagógico Experimental do NEOJIBA, acompanhadas por uma orquestra de câmara. A direção musical e regência são de Alexsandra Brasileiro e a direção artística é de Luana Serrat.
Palestras com musicistas convidadas
Além das apresentações públicas, o Festival Encanta também terá palestras com renomadas musicistas convidadas, do Brasil e do exterior. Na segunda (7) e na quinta (10), às 15h, a venezuelana Lourdes Sánchez falará sobre o trabalho com coros infantis, de jovens e de adultos. Reconhecida mundialmente, Lourdes é regente e diretora de coros do El Sistema, programa que inspirou a criação do NEOJIBA.
O festival receberá ainda a cantora lírica paulista Marília Vargas, que falará na quarta (9), também às 15h, sobre técnica vocal para adolescentes. Marília é professora da Escola de Música do Estado de São Paulo e uma das mais ativas sopranos de sua geração, com participações em concertos na Europa, América Latina e Ásia.
Criado em 2019 para promover a prática coral na Bahia, o Festival Encanta realiza debates, oficinas e apresentações. A primeira edição reuniu coros de Salvador, São Paulo e da Suíça. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia, o festival aconteceu de forma online. Em 2022, o evento foi encerrado com um grande concerto no Teatro Castro Alves e em 2023, o Encanta foi integralmente sediado no Parque do Queimado, reunindo todos os grupos de canto coral do NEOJIBA em Salvador e Região Metropolitana.
Confira a programação completa:
Festival Encanta 2024
De 7 a 13/0
Parque do Queimado - Liberdade
Entrada gratuita
Segunda, 7/10
Palestra "O trabalho com coros infantis", com Lourdes Sánchez
15h
Concerto do Coro Pedagógico Experimental e Coro Infantojuvenil
17h
Terça, 8/10
Concerto com coros dos núcleos do Nordeste de Amaralina, Mata Escura e Pirajá
15h
Concerto com o Coral Água Viva, da Embasa, e do Colégio Antônio Vieira
18h
Quarta, 9/10
Palestra "A técnica vocal para adolescentes", com Marília Vargas
15h
Concerto com Coro Ecumênico da Bahia
18h
Quinta, 10/10
Palestra "O trabalho com coros jovens e adultos", com Lourdes Sánchez
15h
Concerto com o Coro Juvenil e o Coro Laringectom
17h
Sexta, 11/10
Concerto com os coros dos núcleos CESA (Simões Filho) e Lauro de Freitas
16h
Concerto com o Coro Comunitário
18h
Sábado, 12/10
Concerto com os coros dos núcleos SESI, Bairro da Paz, Cordas Dedilhadas e Coro da OCI
15h
Concerto com o Coral Jovem do CETEP (Capim Grosso)
17h
Domingo, 13/10
Grande concerto de encontro dos coros, com regência de Lourdes Sánchez
16h
Estreia na Bahia da ópera infantojuvenil "Candinho"
Domingo, 13/10, às 11h
Parque do Queimado - Liberdade
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço
Sobre o programa NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.