Negra Jhô e Odungê promovem exposição de turbantes no MAC
A iniciativa faz alusão ao Novembro Negro
A partir desta sexta-feira (24), às 19h, até sábado (25), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) vai sediar a exposição de turbantes Coroa de Ouro. A mostra é uma realização do Instituto Negra Jhô e Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola Odungê. A iniciativa tem apoio cultural da Fundação Egberto Costa, Prefeitura de Feira de Santana e Cidade Propaganda, com patrocínio do Boulevard Shopping e Sustentare.
O evento é aberto ao público e foi idealizado por Negra Jhô. A exposição tem como proposta contar a história de vida de Negra Jhô e da cultura negra através da exposição de 21 turbantes. Cada um deles representa uma história e um valor.
De acordo com a idealizadora da exposição, Negra Jhô, a iniciativa faz alusão ao Novembro Negro. "Queremos contar essa história, inspirar e empoderar. Contamos com a presença de todos", convidou.
Confira abaixo o que representa alguns dos turbantes:
TURBANTE COROA DE OURO
Reverenciando as águas doces, oris e os nossos dourados. Gratidão, a benção a todas as mães ancestrais.
TURBANTE ROSA DE FERRO
Gratidão a minha matriarca Maria Rosália que nos deixou aos meus 5 anos, mas seu grande legado ficou e me tornei uma grande guerreira, rainha e mãe.
TURBANTE DEUSA DO ÉBANO
Homenagem as minhas deusas e princesas do pioneiro bloco afro Ilê Aiyê nos anos 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2014. Gratidão Ilê Aiyê pela resistência e presença ancestral.
TURBANTE MULHER OLODUM
Homenagem ao grande filho de Pelourinho e do mundo bloco afro Olodum, pioneiro na percussão. Olodum é a família que salva, gera e procria o grande samba reggae.
TURBANTE NATUREZA
Reverenciando as nossas ensabas (folhas), frutas, verduras, grãos. Alimentos ancestrais. A benção Ossain.
TURBANTE LGBTQIA+
Respeito ao arco-íris. Aos seres humanos, a diversidade. Aroboboi.
TURBANTE FILHOS DE GANDHI
O maior afoxe do Brasil, conhecido como tapete branco. Sai no Carnaval com 5 mil homens. Situado no Pelourinho e tendo em outros estados filhos e netos.
TURBANTE LOURDES SANTANA
Mulher negra, guerreira, justa, ousada, sábia, mãe, filha, irmã, tia, amiga. Mulher presidenta, líder social.
TURBANTE AFRO JHOW
Filho de Feira de Santana, meu primogênito, filho de ouro, irmão de Kayodê, pai de Kaylane, avô de Lunna, esposo de Elzimar. Autor de várias canções. Hoje uma dessas canções, gravada por diversos artistas, como Os Gilsons juntamente com Gilberto Gil "Várias Queixas".
TURBANTE ELZA SOARES
Mulher negra, guerreira, cantora de voz marcante, ativista cultural. Quebrou protocolos na vida, deixando seu nome tatuado na voz que ecoa "A voz".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.