Mostra de Cinema do Portal do Sertão será realizada em escola da zona rural
Evento será aberto ao público nos dias 6, 7 e 8 de novembro
Depois do período de inscrições e seleção das produções inscritas, a Mostra de Cinema do Portal do Sertão definiu a data e local da realização do evento, entre os dias 06 a 08 de novembro na Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, no distrito de Humildes.
Ao todo a mostra de cinema recebeu a inscrição de 377 filmes brasileiros, sendo curtas-metragens, médias-metragens e longas-metragens, dos gêneros de ficção, documentário, videoclipe, animação e experimental, produções contemporâneas feitas em todas as regiões do Brasil, superando as expectativas da organização do evento.
Logo após o processo de inscrição, acontece a seleção dos filmes que serão exibidos durante a mostra
"A nossa curadoria está na reta final. Tivemos a oportunidade de ter acesso a filmes realizados em todas as regiões do país e de todas as faixas etárias. Isso possibilita que alcancemos um público diverso composto por crianças, jovens e adultos, o objetivo desde a idealização da Mostra de Cinema do Portal do Sertão, para promover uma programação democrática e inclusiva. Nesse processo de curadoria eu e Luciano Macêdo consideramos como critérios de avaliação e seleção, a qualidade técnica e o conceito artístico das obras", disse Danielle Rodrigues, curadora e coordenadora da mostra.
A grande novidade da Mostra de Cinema do Portal do Sertão é o local escolhido para a realização do evento, uma escola pública, localizada na zona rural de Feira de Santana, dando oportunidade para que o público da localidade possa conhecer mais sobre a sétima arte brasileira.
"A escolha do local é para haver uma descentralização do cinema do grande centro para a zona rural. É uma estratégia que visa democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento. Uma mostra de cinema leva o acesso à cultura para áreas que, de outra forma, podem ter poucas oportunidades de experiência em produções cinematográficas. Isso enriquece o repertório cultural dos moradores e pode até promover a inspiração dos jovens a se engajarem em áreas relacionadas à arte e ao entretenimento, incentivando talentos. Filmes muitas vezes abordam temas relevantes e provocam reflexões sobre questões sociais, culturais e ambientais. Uma exibição de filmes pode gerar discussões construtivas e fortalecer os laços da comunidade local. ", explica Luciano Macêdo, curador e produtor executivo da mostra.
Além dos benefícios culturais e educacionais, uma mostra de cinema oferece uma forma divertida e envolvente de entretenimento para os moradores da comunidade onde acontece, que também participaram de outras atividades durante o evento.
A Mostra de Cinema do Portal do Sertão foi contemplada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp 75 99996-7881 ou pelo e-mail contato@mostraportaldosertao.com.br.
O regulamento da mostra pode ser conferido no link: https://drive.google.com/file/d/1OaMPqUYaZ7Bi05mk45QOlLeSmVph1xRv/view--
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.