Mostra de Cinema do Portal do Sertão será realizada em escola da zona rural

Mostra de Cinema do Portal do Sertão será realizada em escola da zona rural

Evento será aberto ao público nos dias 6, 7 e 8 de novembro

Foto: Divulgação

 Depois do período de inscrições e seleção das produções inscritas, a Mostra de Cinema do Portal do Sertão definiu a data e local da realização do evento, entre os dias 06 a 08 de novembro na Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, no distrito de Humildes.

Ao todo a mostra de cinema recebeu a inscrição de 377 filmes brasileiros, sendo curtas-metragens, médias-metragens e longas-metragens, dos gêneros de ficção, documentário, videoclipe, animação e experimental, produções contemporâneas feitas em todas as regiões do Brasil, superando as expectativas da organização do evento.

Logo após o processo de inscrição, acontece a seleção dos filmes que serão exibidos durante a mostra

"A nossa curadoria está na reta final. Tivemos a oportunidade de ter acesso a filmes realizados em todas as regiões do país e de todas as faixas etárias. Isso possibilita que alcancemos um público diverso composto por crianças, jovens e adultos, o objetivo desde a idealização da Mostra de Cinema do Portal do Sertão, para promover uma programação democrática e inclusiva. Nesse processo de curadoria eu e Luciano Macêdo consideramos como critérios de avaliação e seleção, a qualidade técnica e o conceito artístico das obras", disse Danielle Rodrigues, curadora e coordenadora da mostra.

A grande novidade da Mostra de Cinema do Portal do Sertão é o local escolhido para a realização do evento, uma escola pública, localizada na zona rural de Feira de Santana, dando oportunidade para que o público da localidade possa conhecer mais sobre a sétima arte brasileira.

"A escolha do local é para haver uma descentralização do cinema do grande centro para a zona rural. É uma estratégia que visa democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento. Uma mostra de cinema leva o acesso à cultura para áreas que, de outra forma, podem ter poucas oportunidades de experiência em produções cinematográficas. Isso enriquece o repertório cultural dos moradores e pode até promover a inspiração dos jovens a se engajarem em áreas relacionadas à arte e ao entretenimento, incentivando talentos. Filmes muitas vezes abordam temas relevantes e provocam reflexões sobre questões sociais, culturais e ambientais. Uma exibição de filmes pode gerar discussões construtivas e fortalecer os laços da comunidade local. ", explica Luciano Macêdo, curador e produtor executivo da mostra.

Além dos benefícios culturais e educacionais, uma mostra de cinema oferece uma forma divertida e envolvente de entretenimento para os moradores da comunidade onde acontece, que também participaram de outras atividades durante o evento.

A Mostra de Cinema do Portal do Sertão foi contemplada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp 75 99996-7881 ou pelo e-mail contato@mostraportaldosertao.com.br.

O regulamento da mostra pode ser conferido no link: https://drive.google.com/file/d/1OaMPqUYaZ7Bi05mk45QOlLeSmVph1xRv/view--

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 26 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/