Galeria Carlo Barbosa do Cuca abre nova exposição: “Sertão D'Água”

Cultura e Eventos“Sertão D'Água”

Galeria Carlo Barbosa do Cuca abre nova exposição: “Sertão D'Água”

Galeria Carlo Barbosa do Cuca exibe 'Sertão D'Água' de Matheus Guimarães até 18 de novembro, com entrada gratuita 
Foto: Divulgação

Feira de Santana Notícias 24h -  A exposição apresenta obras do artesão Matheus Guimarães, que utiliza materiais comuns nas produções artesanais, como a madeira, a palha, a cerâmica e o couro. As obras construídas sugerem uma tentativa de compreender os impactos da colonização sobre o sertão, que devastou não só a vegetação, matas, rios e lagoas presentes no estado, como as culturas indígenas e africanas que compunham as subjetividades locais. Esta proposta se apoia na elaboração de um contra discurso, uma tentativa de elaboração artística que extrapole a ideia reducionista de um sertão seco e com falta de recursos.

As obras propostas na exposição "Sertão D'Água" subvertem a imagem de um sertão seco, tomado pela morte, ausência de recursos e chão rachado, e traz as águas e o verde da vegetação para a centralidade, não numa tentativa de imaginar uma ficção, mas ressaltar uma realidade por vezes escondida pelos discursos coloniais, pois, por mais que muitas cidades do interior da Bahia realmente tenham que lidar com processos recorrentes de seca, este território também carrega muitas lagoas e rios, e também apresenta florestas que ainda resistem a ação colonizadora. Ela se chama desta maneira pois Feira de Santana, local sede da exposição e cidade natal do artista, está situada no território de identidade Portal do Sertão, sendo uma cidade encruzilhada importante para o interior do estado da Bahia.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Pauta da Galeria Carlo Barbosa e pelo Edital Demais Artes da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, aplicado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana.

Sobre o artista

Matheus Guimarães é um artista feirense, artesão e também cordelista, além de graduado em Engenharia Civil, o que instigou o mesmo a refletir sobre a responsabilidade do ato de construir, e têm realizado trabalhos visuais explorando esta temática, produzindo peixes de diversas espécies em madeira, e nas suas pinturas em cerâmica e palha, em um estudo e produção artesanal que dialoga diretamente com a cultura popular local, com pensadores contracoloniais e artesãos da região.

Desde 2024, Matheus guia a oficina de Arte em madeira no CUCA, em 2023, participou de exposições coletivas na cidade de Feira, como a "OCUPAÇÃO" que aconteceu no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC Feira), e "CONEXÃO" realizada no Museu Regional de Arte (MRA), também construindo diversas oficinas sobre artesanato e pintura, como a "Oficina pintando memórias com terra" que aconteceu no IFBaiano (Campus Serrinha), em escolas locais, "Oficina redesenhando a cidade e pintando com terra" no MRA, "Oficina de artesanato criativo" no Colégio Estadual Ernesto Carneiro (bairro Feira IV, Feira de Santana), e oficinas de "Cordel e isogravura" e "Mapeando nosso corpo cidade" no MAC Feira. Logo o trabalho proposto pelo projeto é continuidade de um trabalho que já está em curso, de dialogar com a comunidade feirense sobre sua história, cultura e desafios diante da imposição colonial, usando a arte e o artesanato como ferramentas de transformação.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/