Filme sobre relação dos Novos Baianos com João Gilberto encerra Cine Noise em 2024

Cultura e EventosEvento gratuito

Filme sobre relação dos Novos Baianos com João Gilberto encerra Cine Noise em 2024

O projeto Cine Noise exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos 

Foto: Divulgação

Os documentários "Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano", que trata da relação do grupo Novos Baianos com o cantor e compositor João Gilberto e "Zabé da Loca - Sob o Céu de Zabé", que aborda a história da artista nordestina, encerram o projeto Cine Noise em 2024 nesta sexta-feira (20), a partir das 19h30, na Casa Noise em Feira de Santana. A entrada é gratuita.

"Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano", destaca aspectos da carreira dos Novos Baianos e a influência de João Gilberto em seu estilo musical.

O filme traça uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pelo grupo, além de abordar temas como o Tropicalismo e a ditadura militar no Brasil. A direção é de Henrique Dantas.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Zabé da Loca é uma das personagens símbolo da resistência da cultura popular nordestina. Aos 79 anos a artista foi revelada nacionalmente, tornando-se uma referência para os tocadores de pífano do Brasil.

Seu apelido faz menção à gruta de pedra onde morou mais de 25 anos, junto com seus filhos, antes de ser conhecida em todo o país. "Zabé da Loca - Sob o Céu de Zabé" é dirigido por Marcia Paraiso.

PROJETO CINE NOISE

O projeto Cine Noise exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro.

Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo condições de acessibilidade. A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.

O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 16 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/