Festival de Sanfoneiros inicia comemorações de aniversário da Uefs

Cultura e EventosAmor pela Sanfona

Festival de Sanfoneiros inicia comemorações de aniversário da Uefs

Neste mês de maio a Uefs completa 48 anos. 

Foto: Ascom/ Uefs

Em mais uma noite de tradição e valorização da cultura musical, o público feirense prestigiou artistas que têm como interseção o amor pela sanfona. Músicos de vários cantos do país, defendendo ritmos, origens, representando suas próprias histórias, com uma missão nesta noite: encantar a plateia do Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana, um dos mais importantes do país, como ressaltou o sanfoneiro Ivisson Santos.

''Esse é o terceiro ano consecutivo que venho a Feira de Santana pra participar do Festival. Eventos como esses são muito importantes pois nos ajudam a mostrar a nossa arte, as nossas músicas. Espero que esse Festival sirva de exemplo para outras cidades, como Caruaru, minha terra-natal, conhecida como a capital do forró e que não tem uma iniciativa como essa. O Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana é uma raridade'', disse o artista que se apresentou na categoria até 8 baixos.

O Festival é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Durante a abertura a professora Taís Dantas, atual diretora do Cuca, falou do sentimento de gratidão em realizar mais uma edição do evento e do quanto o trabalho em equipe é importante para que tudo aconteça. ''O Cuca é uma referência na difusão e no ensino das artes e este evento lindo é o resultado da dedicação de todas as nossas equipes''.

Neste mês de maio a Uefs completa 48 anos e a programação do Festival fez parte das celebrações. ''É sempre uma alegria realizar esse Festival que reflete a nossa cultura. A cultura tem espaço e faz parte da identidade da nossa universidade. Nós estamos muito felizes com esses 48 anos e vamos seguir construindo a nossa Uefs'', disse a reitora da Instituição, professora Amali Mussi.

Representantes do Sintest e Adufs também se pronunciaram, destacando a importância do Festival para a valorização da cultura.

Na Categoria Nacional, se apresentaram Vinicius Bianchini (Vacaria-RS), Andrezinho (São Luís-MA) e Jean Panisson (Dois Vizinhos-PR). Na Categoria Regional Nordestina até 8 Baixos, participaram Luisinho dos 8 Baixos (Feira de Santana-BA) e Ivison (Caruaru-PE). Na Categoria Regional Nordestina acima de 8 Baixos, foram escolhidos Wesley Rodrigues (Maracanaú-CE) e Carlinhos do Acordeon (Serra Caiada-RN). Já na Categoria Infantojuvenil, Pedro Kauan (Jaboatão dos Guararapes-PE) e Wendell do Acordeon (Itapetim-PE) subiram ao palco do Festival.

Quem prestigiou mais esta edição do Festival de Sanfoneiros, se encantou com as apresentações da noite. ''É interessante porque o evento traz artistas de outras regiões, de outros estados, com outras características. A sanfona é um instrumento que hoje é também símbolo do Brasil. Tô muito feliz por ter assistido a um festival com grandes talentos'', afinou o músico Cesinha dos Olhos D'Água.

Este ano, 45 mil reais foram destinados à premiação dos 9 músicos que se apresentaram no Festival. Além da participação deles, o público assistiu aos shows das bandas Som da Mata e Raízes do Nordeste, e a um espetáculo multimídia que explorou a aparente dualidade entre o ''antigo'' e ''moderno''. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/