Feiras da agricultura familiar e economia solidária movimentam a Uefs até sexta (28)
Nesta feira, os visitantes poderão encontrar uma infinidade de produtos alimentícios, como bolos, beijus, dentre diversos outros produtos.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebe até sexta-feira (28) duas feiras ligadas à economia solidária e popular. Uma das ações é a Feira da Agricultura Familiar Criativa Popular e Solidária, organizada pelo MOC (Movimento de Organização Comunitária), que conta com mais de 100 expositores de diversas cidades da Bahia e segue até esta sexta-feira (28).
Nesta feira, os visitantes poderão encontrar uma infinidade de produtos alimentícios, como bolos, beijus, doces, geleias, artesanatos, biscoitos, dentre diversos outros produtos. Também estão sendo realizadas apresentações artísticas, música, além da presença do SAC Móvel, com diversos serviços à população.
Comercializando bonecas artesanais, a feirante Marizete revelou grande expectativa em torno do evento. "Estou gostando. A Feira começou ontem e estou participando pela primeira vez. Trabalha neste ramo há mais de 20 anos, e tudo é para meu próprio sustento", afirmou.
Marineide Sena Ferreira, da comunidade da Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, contou que comercializa produtos derivados do leite de cabra, licuri, castanha, amendoim e coco. "A procura está boa, indo de vento em polpa. Vendo para complementar a renda, pois trabalho como lavadora."
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Reinilda Santos da Silva, coordenadora do Programa de Fortalecimento e Economia Popular do MOC, informou que a feira faz parte da programação do Março Mulher, com expositoras de diversos territórios.
"Os expositores vêm de vários territórios da Bahia, principalmente da região do Sisal, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe. Aqui são vários objetivos. Algumas mulheres trabalham por conta própria na economia popular, outras fazem parte de coletivos, associações e cooperativas. Algumas são para incremento de renda e outras como fonte principal de sustentabilidade. Aqui são feitas várias articulações com fornecedores e clientes, e a partir destes contatos, ao retornarem para suas casas, elas continuam fazendo suas vendas."
Paralela à feira organizada pelo MOC, também está ocorrendo a Feira de Saberes e Sabores da Uefs, que é realizada todas as quintas-feiras, com quase 30 expositoras.
Ana Regina Messias, técnica da universidade e coordenadora da Feira de Saberes e Sabores, explicou que este é um projeto de extensão e pesquisa, por meio da incubadora de iniciativas e economia popular e solidária da Uefs.
"Esta feira acontece às quintas-feiras, das 08h às 17h, na Alameda dos Ortis. A maioria das iniciativas que fazem parte da Feira de Saberes e Sabores está participando também da Feira promovida pelo MOC porque o evento da agricultura familiar está acontecendo durante três dias, iniciou ontem dia 26 e vai até sexta, dia 28. Então os feirantes se juntaram ao MOC."
Segundo Ana Regina, a Feira de Saberes e Sabores propicia que mulheres empreendedoras possam apresentar seus negócios, seja quem cuida do plantação, quem produz artesanato, geleias, os bolos, para que a comunidade conheça os produtos e isso complemente a renda das famílias.
"Durante este período tivemos também a carreta do SAC com o pessoal do Mesa Brasil, eventos culturais, música, então está bem movimentado, bem rico. As hortaliças são sem agrotóxicos, tem os beijus, pastéis. No total, são 25 iniciativas."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.