Feira realiza 1º Seminário em alusão ao 'Julho das Pretas'

Cultura e EventosRepresentatividade

Feira realiza 1º Seminário em alusão ao 'Julho das Pretas'

O evento é de extrema importância para o município 

Crédito: Divulgação

A Divisão de Promoção da Igualdade Racial de Feira de Santana promoverá, no dia 18 de julho, o 1º Seminário em alusão ao 'Julho das Pretas'.


O evento é de extrema importância para o município, pois além de fortalecer a luta contra todas as formas de discriminação e preconceitos raciais, especialmente aqueles sofridos por mulheres pretas, reconhece a diversidade da sociedade feirense e valoriza a contribuição de todos os grupos étnicos na construção da nossa história.

O seminário tem como principal objetivo fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. O Julho das Pretas reúne a comunidade acadêmica, mulheres quilombolas, movimentos sociais, órgãos do poder público e a sociedade civil para discutir temas como educação, combate ao racismo e discriminação racial, empoderamento feminino e, sobretudo, para evidenciar a força e a importância da mulher negra, preta e afrodescendente na superação das desigualdades de gênero e raça.

A programação do evento contará com palestras de renomados especialistas. Entre os palestrantes confirmados estão:

Jucelia Bispo dos Santos: Graduada em História pela UEFS, mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe e professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Ricardo Amorim: Delegado de Polícia, coordenador da Coercio da Polícia Civil da Bahia, pós-graduado em Ciências Criminais e em Política e Estratégia, e professor de investigação de crimes de racismo e intolerância religiosa na Academia de Polícia Civil da Bahia.

O evento ocorrerá na Fundação Senhor dos Passos, localizada na Rua Deraldo Alves Costas, 171, Baraúnas, Feira de Santana, das 13:00 às 17:00.

A celebração do Dia da Mulher Negra, instituído pela Lei nº 12.987 de 2014, homenageia Tereza de Benguela, uma líder quilombola do século XVIII. Este seminário é um momento crucial para refletir sobre a importância do Julho das Pretas como uma estratégia vitoriosa em múltiplos aspectos para a sociedade brasileira. Quando mulheres negras se movimentam, toda a estrutura social se movimenta com elas, promovendo mudanças significativas e duradouras.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/