Escolas municipais levam talentos ao palco da Feira do Livro na terça, 30
Os trabalhos são resultado dos projetos de leitura desenvolvidos nas unidades de ensino
Os estudantes da rede municipal estão contando os minutos para lotar a Praça Padre Ovídio, a Matriz, com apresentações de poesia, literatura, cordel, música, dança e teatro. A contagem regressiva é para o início da 15ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que começa na próxima terça-feira (30) e segue até 4 de setembro.
Grupos de alunos de dez escolas municipais vão se apresentar no palco principal durante a Flifinha - programação direcionada ao público infantil. Além disso, estudantes e professores da rede municipal vão usar os vales-livros nos diversos estandes do evento – os valores são R$ 38 e R$ 50, respectivamente.
Os pequenos artistas já iniciam a participação no 1º dia do festival na terça-feira, 30, às 14h30, com musical da Escola Municipal Regina Vital, do bairro Campo Limpo, e o lançamento do cordel "Ser criança é bom demais", do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Almeida Cordeiro, que fica no Novo Horizonte.
A programação segue no dia 31, quarta-feira, às 9h, com o cordel do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judite Alencar Marinho, do Campo Limpo. A contação de parlendas do CMEI Irma Rosa de Lima Caribé Amorim, que fica no bairro Santo Antônio dos Prazeres, e a animação da banda de forró "Os Soares", composta por estudantes da Escola Municipal Reverendo Severino Soares, do bairro Gabriela.
Ainda na quarta, já durante a tarde, a partir das 14h30, o público vai acompanhar as apresentações musicais das escolas municipais Dr. Nilton Bellas Vieira, do Parque Getúlio Vargas, e Adenil da Costa Falcão, que fica na Brasília.
Um recital de poesia, da Escola Municipal Edelvira de Oliveira, da Queimadinha, abre o terceiro dia de Flifinha, no dia 1º, às 9h15. Em seguida, o palco principal vai entrar no ritmo da dança dos estudantes da Escola Municipal Dois de Julho (Jaíba).
Para finalizar a participação das escolas na Flifinha, a partir das 14h30, os alunos da Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães vão encenar uma peça teatral.
PROJETOS DE LEITURAOs trabalhos que serão apresentados na Flifs são o resultado dos projetos de leitura desenvolvidos nas escolas municipais, a partir da temática central orientada pela Secretaria de Educação para todas as unidades escolares. A temática são as "Leituras plurais, escritas em movimento e leitores em construção".
Para Maria Angélica Matos Pereira, diretora do CMEI Paulo Almeida Cordeiro, ações como esta proporcionam experiências importantes para o desenvolvimento da criança através de diversas linguagens, como uma introdução ao mundo. Na escola, a atividade pedagógica foi chamada de "Sopa de Leitura".
Angélica parafraseou o educador Paulo Freire para descrever a iniciativa. "A leitura do mundo precede a leitura da palavra". Ela diz que as crianças do Grupo 5 estão ansiosas para subir ao palco da Feira e apresentar o cordel produzido pela turma. A expectativa da diretora é que elas curtam muito este momento.
"O projeto deu resultados surpreendentes, estamos muito felizes", conta.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.