Distrito da Matinha recebe I Encontro Samba de Roda, Território Ancestral
A atividade será aberta às 15 horas
O distrito da Matinha, um dos maiores e mais importantes berços do samba de roda em Feira de Santana e de toda a Bahia recebe nesta sexta-feira (5) a primeira edição do Encontro Samba de Roda, Território Ancestral.
A atividade será aberta às 15 horas com a Feirinha da Matinha, feira itinerante da agricultura familiar e economia criativa, oferecendo ricas e variadas opções para o público presente.Logo em seguida, a partir das 16h30, haverá a entrega do troféu Coleirinho da Bahia para os grupos de samba de roda participantes do evento, na Praça São Roque (Distrito da Matinha), como forma de reconhecimento do importante trabalho que esses coletivos realizam na defesa da cultura popular.
A homenagem leva o nome do saudoso Colerinho da Bahia, criador do grupo Quixabeira da Matinha e um dos mais relevantes e simbólicos nomes do samba de roda em todo o Brasil.
Os shows serão iniciados às 18 horas, inicialmente com o grupo Africania. A programação prossegue com diversas apresentações: Sambadores do Nordeste (Candeal II – Matinha), Os Meninos de Zezé (Distrito da Matinha), Grupo São Francisco do Rosário (Alto do Rosário) e Grupo Cavaquinho de Ouro (Humildes).
Também se apresentam os grupos Sambadores da Praça do Tropeiro, Quixabeira da Matinha, Grupo União do Samba (Jenipapo – Matinha), Grupo Lagoa da Camisa (Maria Quitéria), Grupo Raízes do Campo (Santa Inês – Tiquaruçu) e Samba de Tiquaruçu.
O Encontro Samba de Roda, Território Ancestral é uma realização da ACCB – Associação Cultural Colerinho da Bahia, Casa das Águas Comunicação e Cultura e Origem Entretenimento. Conta com a produção executiva da Comunidade Culturasss e tem apoio do mandato do deputado federal Zé Neto.
Idealizado por Guda Quixabeira, sambador, cantor e compositor da Quixabeira da Matinha e pela artista e produtora Lore Porto, o evento terá entrada gratuita. O Encontro deverá se repetir a cada semestre com a intenção de difundir e fortalecer ainda mais essa importante manifestação cultural.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.