Desafios dos compositores após advento das ferramentas de inteligência artificial

Cultura e EventosSaiba mais

Desafios dos compositores após advento das ferramentas de inteligência artificial

No dia 7 de outubro é comemorado o dia do compositor no Brasil 

Crédito: Larissa Carmo/Divulgação

Os compositores são as pessoas que criam músicas, seja a letra ou a melodia. A data no Brasil é comemorado no dia 7 de outubro como forma de homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram mundialmente como mestres da composição musical.

O Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro, no entanto, o Brasil que é o berço de grandes compositores, tem uma data diferente, especialmente dedicada a esses nomes. Essa data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40.

O feirense Roberto Kuelho, cantor e compositor com diversos hits gravados com bandas como Harmonia, É O Tchan do Brasil, Saia Rodada, Terra Samba, Psirico, além de uma vasta discografia autoral que mistura MPB, axé, ritmos latinos como o reggaeton com a percussão baiana, fala da alegria de fazer parte de momentos importantes de muitas pessoas ,através de suas canções.

"Para mim ser compositor é dar vida a sentimento, transformar emoções e melodias em coisas que fazem as pessoas dançarem e se emocionarem. A minha maior alegria é saber que em algum lugar, eu estou transformando o momento de alguém, seja levando um sentimento de amor e emoção, ou incentivo para dançar e se balançar. Isso é motivo de muita alegria e me faz cada dia mais ter motivo de orgulho de ser compositor"

O musicista fala sobre os desafios da classe após o advento e popularização das ferramentas de inteligência artificial (IA).Segundo ele, o autor e o direito autoral vivem um verdadeiro desafio em tempos de inteligência artificial, onde através de máquinas e algoritmos, se consegue criar melodias, letras.

"Cada dia mais o trabalho do compositor tem sido colocado a prova. O que nos conforta é que o bom trabalho, feito com cuidado, sempre vai ter um lugar especial e ser exaltado pelas pessoas que notam a diferença de um trabalho feito por uma máquina e um trabalho com interferência humana. Podemos falar que, justamente, as imperfeições humanas, que são dão o tempero especial a canção no momento da criação. Seja um detalhe da guitarra mais alto ou até mesmo uma leve desafinação, tudo faz parte do ato humano e é exatamente essa 'imperfeição' que torna a perfeição humana inalcançável e a diferencia da máquina. Contudo, isso não quer dizer que a gente também não lance mão dessas novas ferramentas para otimizar os processos de criação", ressalta.

A IA, através de recursos tecnológicos reproduzem padrões vocais idênticos aos humanos e criam versões "cantadas" por artistas que já morreram. Circulam nas redes sociais algumas obras de IA como uma versão que seria do cantor Chorão (que faleceu em 2013), cantando o hit Sol, de Vitor Kley, lançado em 2018. O recurso cria parcerias musicais (os chamados feats) entre os mais variados artistas de diferentes gêneros e nacionalidades que nunca existiram de fato.

O processo ocorre principalmente por conta do avanço do chamado aprendizado de máquina (machine learning) que funciona assimilando as centenas de músicas para que a ferramenta de IA identifique padrões, correlações e tendências na voz dos cantores e processe esses dados na música escolhida. Através dos mesmos recursos a IA compõe uma canção "original", desde que o usuário forneça conjuntos musicais, melodias e batidas suficientes para que o serviço possa analisar.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 30 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/