Além da Fibromialgia: 2ª edição do FibroDay amplia debate sobre dor crônica

Cultura e EventosDor crônica

Além da Fibromialgia: 2ª edição do FibroDay amplia debate sobre dor crônica

O médico ressalta ainda que a incidência de dores crônicas tem aumentado nas últimas décadas.  
Foto: Divulgação

A 2ª edição do FibroDay está chegando e, este ano, o debate abrange outras dores crônicas além da fibromialgia, tema central do evento. Aberto ao público, o encontro ocorre dia 22 de novembro, na Casa Felicità, no bairro Kalilândia, em Feira de Santana.

Das 8h às 17h, profissionais como reumatologista, clínico da dor, neurologista e representantes da equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e acupunturista vão discutir dores crônicas diversas. Entre elas: fibromialgia, enxaqueca, cefaléia, dor na cervical e lombar.

"A dor é considerada crônica, quando persiste diariamente por mais de 3 meses. E esse evento é muito importante, porque parte do tratamento da dor crônica consiste em educar o paciente sobre ela. Fazer com que ele entenda o mecanismo da dor e o que pode ser feito para melhorar", explica o reumatologista André Nakagaki, responsável pelo FibroDay.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ele acrescenta que pessoas com dores crônicas têm uma percepção maior da dor por um mau funcionamento do seu sistema nervoso central e periférico. Isso, por si só, já causa um grande sofrimento ao paciente e, em casos como de fibromialgia, por exemplo, há ainda outros problemas associados, como dificuldade de concentração, alterações cognitivas, lapsos de memória, fadiga, insônia, distúrbios de humor, ansiedade e depressão.

"Algumas pessoas entendem que o tratamento para essas dores é feito apenas através de medicação. Com o FibroDay, temos o propósito de ressaltar a importância do tratamento multidisciplinar, que inclui controle emocional, atividades físicas planejadas, cuidado alimentar e também algumas prescrições de medicações", frisa André Nakagaki.

O médico ressalta ainda que a incidência de dores crônicas tem aumentado nas últimas décadas. No caso da fibromialgia, estima-se que mais de 5% da população mundial padece de dor crônica. O que, ressalta ele, aumenta a importância de conscientização social sobre elas.

Interessados em participar do Fibroday podem se inscrever através do telefone (75) 98242-0599. A inscrição é um pacote de fralda geriátrica, que será destinado à uma instituição social da cidade. Mais informações também podem ser acessadas no Instagram @fibroclin_fsa.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/