A trajetória de Oydema é reconhecida e reverenciada pela comunidade feirense
Feira de Santana Notícias 24h - No próximo domingo, 8 de dezembro, o jornalista Oydema Ferreira celebra um marco histórico em sua carreira: 50 anos dedicados ao jornalismo, com destaque para o colunismo social, gênero que ele abraçou com seriedade e compromisso. Para comemorar esse jubileu de ouro, será realizada uma Celebração Eucarística, hoje, 6, na Catedral Metropolitana de Senhora Sant'Ana, em Feira de Santana, onde a trajetória de Oydema é reconhecida e reverenciada pela comunidade feirense.
Nascido em 3 de março de 1938, em Feira de Santana, Oydema é filho de Maneca Ferreira, que empresta seu nome ao circuito principal da Micareta de Feira de Santana e Josina Torres Ferreira. Desde cedo, demonstrou paixão pela comunicação. Iniciou sua trajetória jornalística, em 1974, quando recebeu o convite de Hugo Silva para escrever na "Folha do Norte", seu primeiro veículo de comunicação. Ao longo das décadas, Oydema construiu uma carreira sólida, assinando colunas e escrevendo para diversos jornais e revistas renomados, como "Jornal da Bahia", "Tribuna da Bahia", "A Tarde", "Diário de Notícias", "Feira Hoje", "Gazeta Feirense" e "Tribuna do Estado", além de ser presença constante como colunista, no Jornal Folha do Estado, todas as quartas-feiras. Ele também contribuiu com publicações nas revistas "Panorama da Bahia", "Destaque" e "Atual", consolidando sua marca de seriedade e imparcialidade no jornalismo baiano.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Com um olhar atento para a sua cidade natal, Oydema sempre fez do jornalismo social uma ferramenta para promover causas importantes. Sua atuação é pautada pela ética, integridade e pelo desejo de servir à comunidade feirense, da Bahia e do Brasil. "Sempre de cabeça erguida, cumprindo meu dever com competência, sem interesses escusos", afirma. Em especial, ele se destaca por suas campanhas anuais, como o "Natal dos Velhinhos" e a arrecadação de cobertores, que têm como objetivo ajudar os mais necessitados durante o inverno.
Além de seu trabalho como jornalista, Oydema tem uma forte ligação com a cultura e a religião de Feira de Santana. Ele é um defensor das tradições da cidade e atua ativamente na preservação de sua história. Um de seus feitos mais notáveis foi a produção e o lançamento de um CD de músicas sacras, compostas por autores feirenses, cantadas pelo Coral "Sant'Ana Mestra". Em 1995, presidiu a Comissão dos Festejos da Festa de Santana, evento de grande importância para a cidade. Ele também é autor do livro "Retalhos da Minha Cidade", lançado em 2010 para comemorar seus 35 anos de jornalismo.
Oydema é um exemplo de dedicação à profissão e à cidade. Seu compromisso com a cultura, a religião e a solidariedade refletem-se em sua trajetória admirada por amigos e colegas de profissão.
CARÁTER E CREDIBILIDADE
O jornalista Marcílio Costa, ex-editor geral da TV Subaé, faz questão de destacar o caráter de Oydema, com quem trabalhou no antigo Jornal Feira Hoje. Marcílio ainda enfatizou outros aspectos, como a gnerosidade e o compromisso de Oydema com a cidade. "Sua trajetória é marcada pelo caráter, honestidade e dedicação à sociedade feirense. Ele sempre se pautou pela honestidade e nunca buscou atalhos ou subterfúgios. É um verdadeiro defensor das tradições de Feira de Santana. Neste marco tão especial, quero me juntar a todos aqueles que hoje, celebram sua trajetória, para expressar minha admiração e gratidão. Parabéns, Oydema, pelos 50 anos de dedicação ao colunismo social e pela contribuição inestimável à história de Feira de Santana. Que esse legado continue a inspirar muitas pessoas por anos a fio! Gostaria também de destacar a sua generosidade com aqueles que mantêm amizade com gestos de amizade e respeito. Outra característica importante de Dema (como o tratamos carinhosamente) é a fraternidade através de campanhas que ele capitaneia para ajudar os mais necessitados".
Madalena de Jesus, jornalista e professora, também compartilha seu respeito por Oydema, com quem trabalhou em diversos órgãos de comunicação. "Sempre chamei Oydema de 'meu Rei', pois o respeito mútuo é o alicerce de nossa relação. A minha história com Oydema Ferreira vai muito além do jornalismo e do colunismo social. Nos conhecemos desde que eu iniciei na profissão e trabalhamos juntos em vários órgãos, incluindo os jornais Folha do Norte (a nossa Escola de Jornalismo) Feira Hoje, e Gazeta Feirense, as revistas Panorama da Bahia e Atual e, por último, no jornal Folha do Estado. Sempre chamou a minha atenção o cuidado que ele tinha com a informação. Sim! Coluna Social é notícia, antes e acima de tudo", diz.
Ela enfatiza o cuidado de Oydema com a informação e sua habilidade em conciliar a função de colunista social com a responsabilidade jornalística. "A dedicação de Oydema ao jornalismo vai além das palavras em sua coluna: ele é um verdadeiro cronista da história de Feira de Santana, retratando não apenas as festas e eventos sociais, mas também questões como educação, saúde e saneamento básico, sempre com uma visão crítica e construtiva".
AMOR POR FEIRA
Luciano Ribeiro, professor e escritor, também expressou seu carinho por Oydema, ressaltando o profundo amor do jornalista pela cidade e sua sensibilidade para entender as questões sociais. "A história de Feira de Santana não pode ser contada sem passar por Oydema Ferreira. Ele tem uma visão única sobre as pessoas e a cidade, sempre cobrando e reconhecendo os avanços e problemas da nossa comunidade. Ele aponta as questões da cidade, as questões físicas, como saneamento básico, questão de educação, saúde, questão da dependência de bebidas, tudo isso ele faz esse amplo geral. E como jornalista ele cobra, critica e também agradece. Isso é o que nós temos em Oedema Ferreira, a visão que nós temos dele. E, mais ainda, o admiramos, pelo carinho, pela maneira como ele nos trata, pela maneira como ele vai a nossa casa, pela maneira como ele trata nossos filhos, por tudo que ele cultiva e que nós também cultivamos, é a sua religiosidade. A devoção dele por Senhora Santana, pela igreja, por tudo isso é um exemplo e fascina a todos", afirma Ribeiro.
E continua, "em seu aniversário de 50 anos de jornalismo, Oydema Ferreira é celebrado não apenas por sua competência profissional, mas também por sua humanidade, generosidade e amor incondicional à Feira de Santana. Seu legado de integridade, dedicação e serviço à comunidade é um exemplo a ser seguido por gerações futuras".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.