100 anos de Riachão: conheça principais músicas do sambista baiano
Gilberto Gil e Caetano Veloso são os que mais gravaram suas músicas
Considerado um dos mais importantes sambistas do país, o cantor e compositor baiano Clementino Rodrigues, conhecido como Riachão, completaria 100 anos neste domingo (14). O artista, no entanto, morreu em março do ano passado, de causas naturais, aos 98 anos.
Em comemoração ao seu centenário, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial em seu banco de dados e constatou que Gilberto Gil foi o intérprete que mais gravou as músicas de Riachão até hoje, seguido por Caetano Veloso, que aparece na segunda posição ao lado de Coroné.
Gil e Caetano foram os artistas que gravaram, pela primeira vez, na década de 70, uma das canções mais famosas de Riachão: "Cada macaco no seu galho". Essa foi, inclusive, a música de autoria do sambista mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil.
Riachão tem 108 músicas autorais e 88 gravações com sua participação cadastradas no banco de dados do Ecad. Em relação aos seus direitos autorais, o sambista teve mais de 60% de seus rendimentos provenientes dos segmentos de Shows, Música ao Vivo e Carnaval, nos últimos 10 anos. Os seus herdeiros continuarão a receber esse pagamento por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).
Ranking de músicas de autoria de Riachão mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.