Engenharia da computação, a profissão que desenvolve tecnologia

Concurso e EmpregoGuia de Carreira

Engenharia da computação, a profissão que desenvolve tecnologia

É a primeira profissão do Guia de Carreira do Jornal Folha do Estado

Crédito: Arquivo Pessoal.

Os aplicativos, programas e sistemas para internet fazem parte do nosso dia a dia, bem como tudo o que a tecnologia nos trouxe. E para quem, além de usar os artifícios, também se pergunta "como isso é feito?", "de que forma isso funciona?", tem um curso de graduação feito para criar hoje, o jogo, site ou aplicativo que pode ajudar, entreter e ser usado por pessoas no mundo inteiro. Se interessou? Segue a leitura que o Guia de Carreira do Jornal Folha do Estado vai te apresentar a profissão do Engenheiro de Computação.

Num mundo tecnológico, o trabalho da Engenharia da Computação está cada vez mais presente nos setores produtivo e de serviço, o que significa certamente, boas oportunidades para os graduados na área. Um profissional de Engenharia da Computação, além de desenvolver produtos e serviços de telecomunicações, também projeta e constrói computadores e periféricos. Com a formação oferecida pelo curso, podem-se encontrar profissionais em diversos campos, já que por onde se olha, tem tecnologia, principalmente nas indústrias de transportes (automóveis, aviões, etc.), eletrodomésticos (lavadoras automáticas de roupas e louças, micro-ondas, geladeiras), eletroeletrônicos (máquinas digitais de fotografia, televisores, videogames, notebooks), entre outras.

De acordo com o Careercast, especializado em carreiras, a profissão de engenheiro de computação é a primeira entre as 32 profissões mais comprometedoras para o futuro, levando em conta que toda e qualquer atividade tecnológica só é possibilitada a partir de um software, e desenvolver este, depende do engenheiro de computação.

Quem cursou, aprova

Desenvolvedores de Sistemas são, literalmente, os construtores deste mundo digital que permite todas as transformações que temos vivenciado e que ainda vamos vivenciar, e Washington Pagotto é um desses construtores do mundo digital, que aos 27 anos, trabalha na área e contou a nossa reportagem como ingressar no curso e as dores e delícias de ser um engenheiro de computação.

"Ingressei na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), aos 20 anos. Sempre gostei de computação e da área, mas quando entrei na UEFS, o plano era cursar Engenharia Mecânica. Então, me matriculei em Engenharia da Computação na intenção de pegar as matérias comuns dos dois cursos e depois, fazer a transferência interna, quando o curso acabou me conquistando, foi quando resolvi me formar em Engenharia da Computação", lembrou Washington.

Logo no início da graduação, as oportunidades foram surgindo. "Quando entrei no curso, fui conquistado. Como eu já era bolsista, entrei na iniciação científica e comecei a ensinar jogos nas escolas - que é uma área de pesquisa bem forte na UEFS - e eu gostava muito, com o passar do semestre conhecemos a realidade da área, desenvolvendo coisas bem bacanas e acabei empolgando mais ainda", descreveu

O curso de Engenharia da Computação traz matérias básicas de engenharia, como matemática, cálculo, química e física, traz disciplinas específicas como linguagem de programação, circuitos lógicos, sistemas digitais, inteligência artificial, equações diferenciais, sistemas operacionais, desenho técnico, entre outros. 

"Hoje, a área de computação está super aquecida por conta da pandemia. As pessoas querem desenvolver o que está no papel para o digital, então a procura aumentou", pontuou Washington. O engenheiro e professor de engenharia, Alan Galante reitera a fala. "A área cresceu 47% durante a Pandemia. Ou seja, estamos atuando quase 50% a mais do que em janeiro de 2020", disse.

Na prática

Washington Pagotto formou-se em 2019, e aos 27 anos, trabalhando numa empresa em que trabalha com desenvolvimento de software, ele conta como é, na prática, a profissão. "É uma área fantástica, são diversas propostas e com a experiência na área, o salário só vai melhorando. Mas, logo quando saímos da graduação, não é um mar de rosas. Às vezes é frustrante, porque o recém formado não encontra serviços, mas depois que se começa, um trabalho puxa o outro, o networking ajuda e a gente consegue entrar de vez no mercado de trabalho", disse.

"É uma área complicada para uns e fascinante para outros, já que todos os dias é um aprendizado diferente, uma tecnologia diferente e isso para quem não está acostumado é um pouco complicado. O que hoje é bom, amanhã pode não ser", elucidou o engenheiro de computação. O que Pagotto faz pode parecer desconhecido, mas, já está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Softwares de gestão empresarial, chats de atendimento ao cliente e até nossos smartphones funcionam a partir dessa tecnologia. E o que muita gente não sabe é que esse setor é um dos mais atrativos para quem é formado em Engenharia da Computação. O mercado é amplo e as empresas estão apenas começando a explorar as potencialidades.

"É uma profissão privilegiada, somente com um notebook, já dá para trabalhar em casa para qualquer empresa ou empregador no mundo. O que facilita bastante no que tange conforto e concentração. Tudo é questão de tempo e evolução, se a pessoa realmente tem interesse em aprender e seguir na área", completou.

Onde estudar?

Washington Pagotto fez sua graduação na Universidade Estadual de Feira de Santana, onde só é possível ingressar através do ENEM. Disponibiliza 40 vagas semestrais (80 anuais), e possui uma carga horária de 3.955h, distribuídas em diversos componentes e atividades. Contudo, o curso também é ofertado de forma gratuita e online em algumas unidades, veja:

- Lógica da Programação – Soft Blue

Acesse este link e conheça a ementa completa do curso e faça já o seu cadastro. Trata-se de um curso gratuito e on-line, em que o estudante terá uma ótima visão básica de lógica da programação, sem sair de casa. É uma ótima alternativa para iniciar seus estudos em desenvolvimento de softwares.

- Introdução ao C++ – MIT Open Couse Ware

Este curso é oferecido pelo famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, e está disponível gratuitamente pela internet. Acesse o site e inscreva-se. O curso é em inglês, mas com certeza fará a diferença na sua aprendizagem de desenvolvimento de software.

- C++ – Desenvolvimento Orientado a Objeto – Fundação Bradesco

Ideal para quem quer aprender desenvolvimento de aplicativos, este curso oferecido pela Fundação Bradesco está disponível gratuitamente neste link.

- HTML5 – Homologado pelo W3C – Microsoft Virtual Academy

Este curso serve para aqueles que querem aprender os conceitos novos de HTML5. Você verá uma introdução ao HTML5, aprenderá a utilizar as novas tags, verá como trabalhar com vídeos e API de Geolocation, saberá como utilizaar storage e aplicações off-line, etc. Acesse o curso neste link.

- Administrando e Armazenando Dados com SQL Server 2005 – Fundação Bradesco

Outro curso muito pertinente oferecido pela fundação Bradesco é este sobre SQL Server. O curso é gratuito e totalmente a distância e você pode se cadastrar neste link.

- Aprendendo a Programar de Forma Divertida e Eficiente – Global Code

Este curso está direcionado a aprendizagem de lógica de programação com Java, Program-ME – Arduino, introdução aos sistemas operacionais e outros assuntos que podem lhe ajudar a aprender desenvolvimento de software gratuitamente e nas horas vagas. Acesse este link e conheça melhor o curso.

- Java para iniciantes – LearnCafe

Aprenda Java de maneira prática e rápida e comece a desenvolver softwares em pouco tempo com este curso orientado a iniciantes. Saiba mais e faça o seu cadastro neste link.

- Cursos de programação – Cursou

Há vários cursos de programação disponíveis neste site e todos são gratuitos, on-line e sendo que alguns possuem certificado. Lá você encontra cursos de Delphi, HTML 5, desenvolvimento Web com AngularJS, Phyton 101, Ruby and Rails para iniciantes, desenvolvimento Android e muito mais. Acesse e confira!

- PHP: Consultar, Inserir, Editar e Excluir utilizando a classe PDO – LearnCafe

Este curso é 100% on-line e inteiramente gratuito e será muito útil para aqueles que querem dominar a linguagem PHP. O curso oferece ainda certificado e tem período de acesso para 60 dias. Veja mais neste link.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 01 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/