Governo pode acionar PF para combater fake news sobre tragédia climática no RS

BrasilFake news

Governo pode acionar PF para combater fake news sobre tragédia climática no RS

Uma equipe de comunicação do Estado identifica, monitora e apura informações falsas para evitar a circulação nas redes 

Foto: Flickr/Governo do Rio Grande do Sul

A Polícia Federal pode ser acionada pelo Governo para investigar e responsabilizar divulgação de fake news relacionadas a tragédia climática do Rio Grande do Sul. Uma força-tarefa para checar informações e contestar as notícias falsas para conter a circulação nas redes sociais.

Uma equipe de comunicação identifica, monitora e apura as notícias. Após a checagem, os conteúdos são divulgados em grupos com a imprensa e nos perfis oficiais do governo nas redes sociais. Além disso, um canal direto com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, foi inserido para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados.

O foco da parceria é manter o controle de publicações com dados incorretos que circulam desde o início das enchentes no estado gaúcho. "Neste momento de calamidade, a desinformação pode agravar ainda mais a situação. Pedimos a todos que sejam responsáveis ao compartilhar informações e confiem apenas em fontes confiáveis. Juntos, podemos enfrentar essa crise com seriedade e solidariedade", disse a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

Ações com a Polícia Civil e o Ministério Público, foram acionadas pelo Estado para que os responsáveis pela criação de informações e de perfis falsos do governo para aplicar golpes sejam investigados e, em casos comprovados, punidos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 30 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/