Brasil avalia baixar tarifa sobre etanol em negociação com Trump
Medida pode acelerar a entrada do biocombustível americano, produzido a partir do milho, no Brasil
Com a pressão das tarifas recíprocas adotadas pelos Estados Unidos no governo de Donald Trump, o governo brasileiro cogita reduzir a alíquota de importação sobre o etanol. A medida pode acelerar a entrada do biocombustível americano, produzido a partir do milho, no Brasil, além de servir como um instrumento de negociação comercial com a Casa Branca.
De acordo com informações da CNN, a possibilidade de redução próximo a zero ou nula pode ser considerada. A medida, em vez de simplesmente baixar a alíquota como medida unilateral, seria uma forma de extrair concessões comerciais também dos americanos.
Além disso, a entrada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de mais etanol de milho americano poderia forçar uma queda de preços no mercado brasileiro, inclusive da gasolina (devido à mistura de 27%), em um momento de baixa popularidade do governo Lula, que reflete a alta dos alimentos e dos combustíveis.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Anteriormente, o país já diminuiu a alíquota de importação do etanol, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na tentativa de conter os preços dos combustíveis. As tarifas voltaram para 18% no início de 2023.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.