Ponto e Vírgula 30/09/2023

Ponto e Vírgula 30/09/2023

Sobe - O artista plástico, escritor e arquiteto Juraci Dórea pela conjutura de sua obra e sua doação à cultura sertaneja.

Desce - Planos de Saúde proibídos de comercialização pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Festa de Jaguara

O vereador Paulão do Caldeirão (PSC), está exultante, a motivação é a festa de Jaguara, onde o prefeito Colbert Martins (MDB), está dando toda cobertura ao edil, e em razão disso, a festa irá suplantar as edições anteriores. Paulão, a maior liderança do distrito, é o responsável por conseguir o apoio do Executivo, que vai proporcionar a participação de várias bandas. O vereador já tem distribuído convites a todos os secretários e aos deputados que apoiou na última eleição, para um almoço, patrocinado por ele.

Edvaldo Lima

No programa Diário da Feira, que tem a participação de Juarez Fernandes e Fabio Negrini, registrou na edição da última quarta-feira (27), que o vereador Edvaldo Lima (MDB), iria sair do partido para disputar a eleição pelo União Brasil. O advogado Atila Leite, ligou para esta coluna, dizendo que a intenção é continuar no MDB, e a saída só acontecerá se o partido não tiver candidato a prefeito, e se não tiver, for apoiar um candidato de esquerda. Isso, por uma posição ideológica, da igreja. E não sendo assim, é que irá para outra agremiação, menos, União Brasil, este, está descartado.

Ronaldo X Iury

Sobre o embate pela conquista do comando do PP no município de Feira de Santana, propagado por jornais e sites, não conseguimos falar com Zé Ronaldo, nem com o empresário Iury. É um capítulo interessante, cujo resultado é aguardado com ansiedade, de agora em diante. Iury não declarou ainda em quem vai se aliar para o pleito municipal de 2024. Os dois pretendentes devem expor suas posições sobre quem comandará o partido detentor de um grande tempo de TV, crucial para a disputa.

Dia do vereador

A Câmara Municipal de Feira de Santana promoverá na próxima terça-feira (03), às 19h, uma sessão solene em celebração ao Dia do Vereador. Comemorada anualmente em 1º de outubro, a data presta homenagem a este importante cargo para o exercício democrático. Além da homenagem, também haverá o lançamento da exposição fotográfica "Olhares da Princesa". Assim, todos os presentes poderão contemplar as 20 imagens vencedoras do concurso promovido pela Gerência de Comunicação Social do Legislativo, em comemoração aos 190 anos de emancipação política da cidade, que permanecerão expostas até 31 de outubro. Ao convidar a comunidade para este evento, a presidente da Casa da Cidadania diz que todos vão poder "admirar o registro de cenas que destacam a beleza da nossa querida Feira de Santana".

Susto ou aviso

Apesar do PT ter ganhado nas últimas eleições estaduais, o senador Jaques Wagner (PT) considerou o resultado em prol do governador Jerônimo Rodrigues (PT) como um "susto" e relembrou que o triunfo do grupo só se consolidou nas três grandes cidades eleitorais baianas, o que pode impactar nas eleições municipais que acontece em 2024. "A última eleição foi um susto ou um aviso. Das 20 maiores [cidades], nós ganhamos duas ou três cidades grandes. Isso chamou a atenção. Creio que Jerônimo e a equipe dele estão mergulhando mais nesse assunto para entender o que aconteceu. Se perdesse o Jerônimo e o Lula, eu diria que era antipetismo. Só que não foi isso que aconteceu. O Lula ganhou e nós aqui na Bahia, como grupo, perdemos nessas cidades. Não dá para dizer que é antipetismo. Se fosse antipetismo, não votaria em Lula", analisou.

Governador do se

O presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima, disse que não pretende falar em nome do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a pré-candidatura do vice-governador Geraldo Jr. (MDB) a prefeito de Salvador. O ex-deputado federal voltou a criticar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Para Lúcio, Neto é o "governador do se". "Ele disse que se fosse Jerônimo, escolheria Geraldinho para ser candidato a prefeito de Salvador. Eu também não quero falar por ele, que é o governador se", ironizou o político.

Proteção

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, acionou o Ministério da Justiça para apurar ameaças e ataques de ódio dirigidos a ela nas redes sociais. Ela também pediu proteção policial e escolta enquanto durarem as ameaças. O ofício, assinado pela secretária-executiva do ministério, Roberta Eugênio, diz que Anielle "vem sofrendo ameaças à sua vida, à sua integridade física e psicológica, bem como vem sendo vítima de racismo".

Mensagens

Troca de mensagens privadas hackeadas e depois colhidas pela Operação Spoofing, da Polícia Federal, mostra uma relação amistosa e colaborativa no auge da Operação Lava Jato entre o atual presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, hoje cotado para uma vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), e o deputado federal cassado e ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que chefiava a força-tarefa da operação em Curitiba. Os diálogos obtidos pela Folha de S.Paulo ocorreram de março a junho de 2017, por meio do aplicativo Telegram. Hoje os dois trocam críticas públicas.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/