Ponto e Vírgula 26/09/2023
Sobe - Governo Federal, ao acenar pagamento de compensação do ICMS às prefeituras até novembro.
Desce - Arthur Do Val e Sérgio Moro, pela fake news de que Governo indicava uso comum em sanitários de escolas em todo Brasil. Serão processados.
Conselho tutelar
A eleição para o Conselho Tutelar de Feira de Santana acontece no próximo domingo (01). Para votar, as pessoas devem se dirigir até a Escola Municipal Joselito Amorim (ao lado do Fórum), munidos de RG (ou documento com foto), título eleitoral. Lembrando que o processo ocorre da mesma forma que as eleições e o horário é das 8h às 17h.
Carroças
Uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (28), às 8h30, no plenário da Câmara Municipal, para discutir sobre locais permitidos para a circulação de veículos de tração animal nas ruas de Feira de Santana. Existe projeto de lei em tramitação no Legislativo, que trata sobre o tema. O objetivo de abrir o debate é disciplinar o tráfego de carroças nas vias centrais da cidade e, aos poucos, substituindo a cultura deste tipo de transporte de diversos produtos por atividades que comprometam menos a segurança dos animais e também dos carroceiros, além do trânsito em geral.
Arrependimento
O deputado estadual Laerte do Vando (PSC) declarou publicamente o arrependimento por não ter apoiado o então candidato, e agora governador, Jerônimo Rodrigues (PT) no pleito do ano passado. No último sábado (23), durante agenda no município de Quijingue, no interior baiano, o parlamentar, que esteve com ACM Neto nas eleições de 2022, discursou ao lado de Jerônimo e não economizou elogios ao gestor estadual. O parlamentar continuou a fala elogiando o fato de o governador ter ido a diversos municípios e entregue obras independente de qual tenha sido o apoio durante a eleição.
Em família
Uma empresa ligada à família do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), participou de uma obra de pavimentação para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) de Alagoas. Ao todo, o deputado enviou cerca de R$ 1,1 milhão para custear os serviços de pavimentação da Codevasf em Junqueiro e a verba, segundo o jornal O Globo, originalmente era relacionada a um contrato para que a empresa Vibal Construções e Serviços executasse a obra da estatal.
Em família I
Apesar do plano inicial, a empresa dos familiares de Lira, o Grupo Pereira, atuou na obra. Em maio deste ano, dois primos de Lira celebraram a conquista: o superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira e seu irmão, o deputado estadual Fernando (PP). A mãe deles, Zirlene Pereira, é uma das sócias do Grupo Pereira, ao lado de Jó Pereira, outra prima de Lira. No vídeo em que os familiares do presidente da Câmara aparecem comemorando a conquista, eles aparecem em um trator adesivado com as iniciais do Grupo Pereira, trabalhando no processo de remoção de terra e nivelamento da área.
Via Bahia
O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Adolfo Viana, não economizou críticas contra a Via Bahia, concessionária responsável por operar em rodovias baianas. As declarações foram feitas, na manhã de ontem (25). "Um verdadeiro absurdo o que acontece. Um contrato que eles (ViaBahia) já tem há muitos anos. Praticamente 100% dos deputados que estiveram na audiência pública estavam cobrando do governo responsabilidade sobre a ViaBahia. Eles têm um contrato grandioso e as benfeitorias são mínimas", disse.
Plenárias
O Partido dos Trabalhadores da Bahia realizou 31 Plenárias Municipais neste final de semana para preparar o partido para as eleições de 2024, elegendo mais prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras. As atividades também têm como objetivo fortalecer e organizar a legenda, atualmente presente em mais de 350 municípios por meio de diretórios ou comissões provisórias, através de uma maior aproximação com a base, estimulando a atuação da militância, intensificando formação política e a agenda dos Comitês Populares de Luta.
Fake news
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, anuncia que irá tomar presidência judiciais contra o ex-deputado Arthur do Val e o senador Sérgio Moro (União) devido a veiculação de "fake news" sobre a obrigatoriedade e instalação de banheiros unissex em escolas do país. "Serão também tomadas providências contra outros propagadores de Fake News, dentre os quais um sujeito que já teve seu mandato cassado por desrespeitar mulheres de um país em guerra e outro, um Senador da República que quando juiz de direito envergonhou o Poder Judiciário", disse Silvio na plataforma X (antigo Twitter), no sábado (23).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.