Ponto e Vírgula 25/10/2023
Sobe - SDE, pelo avanço do diálogo com CIFS para requalificação do Centro Industrial Subaé.
Desce - Suspensão dos voos entre Salvador e Feira de Santana, cinco meses após lançamento.
Abandono
O vereador Paulão do Caldeirão (PSC), realizou na última semana e ontem (24), discursos na Tribuna da Câmara Municipal, em mensagem direta e pronunciada para o secretário de agricultura, Pedro Américo. De acordo com Paulão, a pasta não estava realizando abastecimento de água na zona rural e o secretário estaria agindo contra o prefeito Colbert Martins (MDB), em tentativa de boicote. "A zona rural está abandonada", afirmou.
E agora?
O secretário de agricultura não ficou em silêncio e respondeu as acusações. "É possível que essa relação dúbia com o Governo do Estado tenha o feito esquecer que a Embasa - a maior responsável pela falta de água, nos domicílios da zona rural - é ligada ao grupo que fez campanha nas eleições estaduais. O direito a água é de todos, não só de quem o vereador quer. Isso serve para qualquer pessoa sendo próxima a mim ou não, o direito é igual para todos [...] Lamento muito que Jossipaulo queira pressionar a prefeitura para deixar dois carros à sua disposição e não saber nem diferenciar o que é responsabilidade da Embasa e o que é tarefa da prefeitura", disse Pedro Américo. Esquentou.
Agricultura familiar
Vai passar a ser um direito dos produtores da agricultura familiar, em Feira de Santana, a sua participação em eventos organizados, patrocinados ou apoiados pela Prefeitura Municipal. É o que está previsto em um projeto de lei aprovado ontem (24), pela Câmara, em segunda e última votação. A matéria, de autoria do vereador Jurandy Carvalho (PL), vai agora para a sanção do Poder Executivo. Segundo o texto da futura lei, o responsável por promover estes acontecimentos deve, obrigatoriamente, disponibilizar espaço físico visível e bem localizado para a instalação da infraestrutura necessária à exposição e comercialização dos produtos, por parte dos que estão inseridos na agricultura familiar.
Del Feliz
O Patrimônio Vivo de Feira de Santana, formado por manifestações culturais tradicionais e populares, deve ser alvo de uma lei municipal. Apelo neste sentido foi feito ontem (24), na Câmara, que recebeu a visita de um dos grandes nomes do forró da Bahia, Del Feliz, acompanhado do coordenador nacional do Fórum Forró de Raiz, Alfranque Amaral. Nas galerias, outros forrozeiros feirenses muito conhecidos do público, a exemplo de Zé Araújo e Jota Sobrinho. Ao discursar na Tribuna Livre da Casa da Cidadania, Alfranque disse que a proposta, em Feira de Santana, poderia ser denominada "Lei Mestre Baio do Acordeon", como é popularmente conhecido o sanfoneiro André Galdino.
Zona rural
O descaso do governo municipal para com a zona rural foi tema do discurso do vereador Silvio Dias (PT), na sessão de ontem (24), na Câmara Municipal de Feira de Santana. Além de problemas relacionados à infraestrutura, transporte público e educação, já denunciados na Casa, o vereador lamentou a falta de apoio da gestão à cultura regional. "A forma como o prefeito Colbert Martins (MDB) trata a zona rural é muito perversa. Ele mesmo já disse na imprensa que 'não existe a zona rural de Feira de Santana, que é uma zona rural inexpressiva'. Esses dias vimos duas tradicionais festas da zona rural sofrendo com esse descaso. A Cavalgada da Boa Vista, no distrito de Tiquaruçu, tradicional em nosso município, não foi realizada por falta de apoio do Município. Agora a organização está buscando uma nova data e apoio para conseguir realizar o evento", criticou o vereador.
André Curvello
O secretário de Comunicação do Governo da Bahia, jornalista André Curvello, vai receber nesta sexta (27), às 19h, em sessão solene da Câmara Municipal, o título de Cidadão Feirense. Iniciativa do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), o Projeto de Decreto Legislativo de sua autoria foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo. Natural de Salvador, o profissional de imprensa é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFRB). A expectativa é de plenário e galerias lotados, em razão da sua popularidade neste município.
Noções básicas
O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) apresentou um projeto de lei que visa instituir, na grade curricular do ensino médio, disciplinas de noções básicas de Direito Constitucional, Ambiental e do Consumidor. A matéria surge em meio às mudanças recentes na legislação educacional do país, notadamente a Lei Federal nº 13.415/2017, que reestruturou o ensino médio.
Advogado baiano
O advogado Danilo Silva, baiano, natural de São Gonçalo dos Campos, esteve entre os convidados do projeto Educafro para participar no Senado Federal das discussões em torno da reformulação da lei do sistema de cotas no Brasil. O projeto que reformula o sistema de cotas foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e agora segue para votação em plenário. A principal mudança prevê, entre outras, que o cotista que não conseguir nota para aprovação nas vagas gerais passará a concorrer às vagas reservadas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.