Ponto e Vírgula 23/09/2023
Sobe - Baianos por disputarem vaga para a maior competição de educação profissional do mundo.
Desce - Governo Bolsonaro, que segundo CGU, concedeu, irregularmente, R$ 1,970 bilhões, em ano eleitoral de 2022.
Paz do Senhor!
Na última quinta-feira (21), o deputado federal e pré-candidato a prefeito, Zé Neto (PT), recebeu em um auditório de um hotel da cidade um grande grupo de lideranças evangélicas, aí, incluindo pastores, artistas do segmento, lideranças políticas, aí incluindo o evangélico raiz, ex-deputado Heber Santana, e atual presidente do Podemos na Bahia. Auditório lotado. Ficou o registro: nunca antes, o deputado Zé Neto se reuniu com tanta gente do segmento. Ao final, todos os presentes oraram para que o deputado tivesse sucesso no seu futuro.
Na paz do Senhor!
Avaliadores políticos analisaram o evento como uma mudança de conceito desse segmento, depois de terem ouvido massivamente por bolsonaristas, fake news, informando que se Lula ganhasse, fecharia as igrejas. Passados nove meses, não houve qualquer sinal de admoestação e muito menos ainda, do fechamento de igrejas. O que seria um absurdo.
Amélia Rodrigues
Uma denúncia de nepotismo cruzado em Amélia Rodrigues segue sendo apurada pelo Ministério Público. Ontem (22), o MP prorrogou o prazo de conclusão do inquérito que apura o caso. Apesar de seguir investigando, o Ministério Público não revelou, em nova portaria, em qual dos poderes públicos (Prefeitura ou Câmara) recai a denúncia de nepotismo cruzado no município.
Anguera
O município de Anguera vai contar com um posto de atendimento para eleitores da zona eleitoral 157ª, com sede em Feira de Santana. Essa unidade é fruto de uma parceria firmada entre a Justiça Eleitoral e o município. O termo de parceria e colaboração técnica prevê que este posto de atendimento ao eleitor irá funcionar na rua Dr. Jackson do Amaury, no Centro de Anguera. Essa cooperação será implementada mediante a adoção de ações conjuntas, mobilizando suas unidades, agentes, bens e serviços.
Inelegibilidade
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou ontem (22), contra o recurso para derrubar a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada de sexta-feira, no plenário virtual do tribunal. Em junho deste ano, Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado.
Congresso em foco
Sem baianos no topo, o Prêmio Congresso em Foco divulgou o resultado dos melhores deputados e senadores do país. Os parlamentares da Bahia melhor avaliados foram a Alice Portugal (PC do B) e Jaques Wagner (PT), que ficaram em 5º e 3º lugar na avaliação regional. O júri especializado elegeu Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como melhor parlamentar da Câmara dos Deputados e Eliziane Gama (PSD-MA), do Senado Federal. Na votação pela internet, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) foi a mais bem avaliada da Câmara e Fabiano Contarato (PT-ES), do Senado.
PSDB
O senador Marcos do Val (Podemos) já havia anunciado que estava de saída do Podemos e iria para o PSDB, mas, horas depois, foi surpreendido com o anúncio da direção nacional dos tucanos, informando que a filiação dele teria sido vetada. Em suas redes sociais, Do Val publicou uma foto segurando um documento ao lado do líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), e informando que já estava filiado. A legenda, no entanto, disse ter sido "surpreendida" com a notícia.
Dino
O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino demitiu ontem (22), o delegado da Polícia Federal (PF) Wallace Fernando Soares. Ele havia sido denunciado em 2020 por ter cobrado propina para proteger empresários da saúde no Rio de Janeiro. Conforme a denúncia do MPF, Soares e outro delegados recebiam uma espécie de "mesada" no valor de R$5 mil para passar informações aos empresários que eram membros de esquemas de fraude, de forma a afastá-los das investigações.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.