Ponto e Vírgula 21/10/2022
Sobe - Feira de Santana por ganhar estátua do patrono da Marinha do Brasil em comemoração pelo bicentenário da Independência do país.
Desce - Casos envolvendo suposto assédio eleitoral na Bahia.Impossível reverter
Lula (PT) reconheceu ontem (20), no Rio de Janeiro (RJ), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem crescido nas pesquisas de intenções de voto. Apesar disso, o petista disse ser "impossível" reverter o resultado até o segundo turno, marcado para 30 de outubro.
Direito de resposta
Os ministros Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram conceder direitos de resposta na televisão ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e, posteriormente, ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A partir da medida aplicada pela Corte, Lula teve sete pedidos aprovados para rebater acusações de ser "ladrão" e "corrupto". Com isso, fica garantido ao petista uma série de respostas que serão distribuídas em 184 inserções (comerciais) de 30 segundos cada.
Direito de resposta I
Bolsonaro, por sua vez, obteve apenas uma decisão favorável para responder, em 14 inserções (comerciais) de 30 segundos, em relação à propaganda do esquerdista que o associava ao canibalismo.
A ação
Uma gigantesca bandeira do Brasil estendida na sede da mais antiga Assembleia de Deus, no país, em Belém (PA), virou motivo de revolta para o Partido dos Trabalhadores (PT). A federação que apoia Lula ingressou na Justiça Eleitoral pedindo a remoção do símbolo nacional.
A rejeição
Ao rejeitar o pedido, a juíza eleitoral Blenda Nery Rigon Cardoso citou uma jurisprudência contrária ao entendimento proposto pelo PT e aliados. "Não há vedação para o uso de símbolos nacionais na propaganda eleitoral […] Inviável limitar o direito à liberdade de expressão quanto à utilização de um símbolo nacional, garantia fundamental insculpida constitucionalmente", diz o despacho.
Apoio
O presidente Jair Bolsonaro, do PL, segue ampliando suas articulações políticas pelo país. Desde que o segundo turno foi confirmado, o chefe do Executivo federal saiu na frente em seus acordos, dando largada a uma série de apoios importantes.
Apoio I
No Nordeste, cerca de 100 prefeitos do Rio Grande Norte oficializaram apoio a Jair Bolsonaro. Ao todo, o Estado nordestino possui 167 municípios. A expectativa é de que mais nomes se juntem até 30 de outubro, data marcada para o segundo turno das eleições.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.