Ponto e Vírgula 18/07/2023

Ponto e Vírgula 18/07/2023

Sobe - Governo do Estado por inaugurar em Feira de Santana um complexo educacional amplo e moderno

Desce – Ex-prefeito baiano por ser flagrado com trabalho análogo ao escravo em fazenda

Federação

Avançam as tratativas para que o Solidariedade participe da federação com o PSDB e Cidadania. Recentemente se encontraram para tratar do assunto o deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força.

Conceição da Feira

O prefeito de Conceição da Feira, João de Furão (PSB), com a queda na receita do mês de junho, teve que reduzir despesas na realização de eventos festivos. A prioridade é para os pagamentos dos servidores, fornecedores, programas sociais e as obras que estão em andamento no município. Eventos festivos programados vão ser adiados para o momento oportuno, informa João de Furão.

Segurança pública

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto falou através de publicação nas redes sociais sobre a violência na cidade. Ele comentou sobre a matéria que foi ao ar no Jornal Nacional, sobre a morte de uma jovem, que morreu baleada enquanto voltava para casa de um curso, durante uma troca de tiros. O caso aconteceu na região da Avenida Garibaldi, em Salvador. Neto afirmou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está "fingindo "que o problema do grande índice de violência na cidade na é com ele e pontuou que a segurança pública deve ser tratada como prioridade.

PSD

O PSD decidiu acionar a comissão de ética do partido para avaliar a expulsão da legenda do empresário Roberto Mantovani, um dos suspeitos de hostilizar e agredir a família do ministro Alexandre Moraes. A assessoria de imprensa do partido confirmou à CNN que Mantovani é filiado à sigla e repudiou o episódio no Aeroporto Internacional de Roma contra a família do magistrado do STF.

Governabilidade

Após ser atendido na troca do Ministério do Turismo, o presidente do União Brasil, que se coloca como independente na gestão do presidente Lula, afirmou que desejo do partido é "fortalecer a governabilidade" no país. "É o sinal de nossa digital na governabilidade do País. O que queremos é o fortalecimento da governabilidade, porque estamos fortalecendo a democracia", declarou o dirigente, ao Estadão Conteúdo.

Negociações

Nos últimos dias, partidos do Centrão avançaram na negociação de cargos no terceiro governo Lula, mas para a aprovação de pautas importantes, como a reforma tributária e o retorno do voto de qualidade que beneficia a gestão no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf), novamente não teve a fidelidade esperada. Dessa vez, a pressão se voltou para a negociação de cargos, inclusive, com possibilidade de ampliação do grupo. A entrada do bloco formado pelas legendas Republicanos e PP já é considerada "certa" por interlocutores do Palácio do Planalto, no sentido de selar acordos que possam garantir mais tranquilidade a Lula em votações no restante do ano.

Só em 2024

A regulamentação da primeira fase da reforma tributária, que simplifica os impostos sobre o consumo, ficará para 2024, disse o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Em evento virtual para um banco, ele adiantou que, a princípio, estão previstos quatro projetos de lei complementar. Segundo Appy, o primeiro projeto detalhará as regras do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual. O segundo criará e regulamentará o Conselho Federativo.

Na mira

Veio à tona um suposto crime de estupro cometido por Marco Aurélio Oliveira Barboza, assessor do deputado distrital Daniel Donizet (PL), na última sexta-feira (14), e esse caso terá possíveis desdobramentos ontem (17). Duas mulheres alegam ter sofrido assédio moral e sexual por parte do parlamentar - uma delas é ex-servidora do deputado na CLDF -, e irão prestar depoimento no Ministério Público. Na sexta (14), o Jornal de Brasília entrou em contato com a assessoria do deputado, que afirmou que Daniel não estava presente no local, não participou de nenhum evento e que será comprovado que seu assessor não cometeu nenhum crime, ao contrário do que alega a vítima, que disse que estavam presentes ela, Marco Aurélio, Daniel e outro homem, além de mais duas mulheres.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/