Ponto e Vírgula 17/12/2022
Sobe - Mobilização social para realizar campanhas natalinas em benefícios dos irmãos menos favorecidos.
Desce - Presidente Bolsonaro, por, no fim do mandato, liberar exploração de madeira em terras indígenas.ALBA
Em um ano de eleições e ainda sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus, a Assembleia Legislativa da Bahia encerra o período legislativo de 2022 com um saldo de 119 proposições apreciadas em plenário. Esse é o balanço da Superintendência de Assuntos Parlamentares da Casa, dirigida por Breno Valadares, que também preside a Comissão Especial de Processo Legislativo, colegiado vinculado à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA).
Osni
Indicado pela bancada do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Osni Cardoso será o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Osni, que já foi prefeito de Serrinha, município da região sisaleira do estado, já deve ter o nome confirmado na próxima segunda-feira (19), quando o governador eleito anuncia os primeiros escolhidos para o secretariado.
Zé Neto
A Câmara Municipal de Antônio Cardoso aprovou, por unanimidade, o Título de Cidadão Cardosense para o deputado federal Zé Neto (PT), na noite de terça-feira (13). Na eleição de outubro, Zé Neto foi o deputado federal mais votado da história do município, com 3,668 votos. É autora da honraria a vereadora Cecília Silva Conceição (PSDB).
O medo
O líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), disse que o presidente Jair Bolsonaro expressou que teme ser preso por ordem de Alexandre de Moraes, presidente do TSE e ministro do STF. Segundo o senador, Bolsonaro e os deputados do partidos estão se sentindo perseguidos pela suprema corte. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site "Metrópoles". O senador sugeriu ao presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que os senadores apresentem ao STF um habeas corpus preventivo para proteger os senadores e deputados.
Líder
O presidente eleito Lula (PT) definiu que o deputado José Guimarães, do PT do Ceará, será o líder na Câmara dos Deputados, e o senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, ficará com a liderança no Senado. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site "Metrópoles". Wagner chegou a ser ventilado para assumir um ministério, mas o presidente eleito avaliou que não poderia abrir mão do senador mais experiente do PT no Congresso.
Ação
O ministro do TSE Benedito Gonçalves aceitou a abertura de ação de investigação eleitoral solicitada pela Coligação Brasil da Esperança, formada por partidos que apoiam o PT, contra o presidente Jair Bolsonaro, o general Braga Netto, e deputados eleitos do PL. No processo, o PT alega que os acusados praticaram "atos atentatórios" contra o sistema eleitoral brasileiro por meio das redes sociais durante das eleições.
Educação
Durante o evento Pacto pela Aprendizagem, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) voltou a dar detalhes sobre os destinos das verbas da PEC da Transição. Na ocasião, o ex-tucano disse que prevê R$ 12 bilhões para "melhorar o orçamento da Educação". "Na PEC que está sendo discutida, tem R$ 12 bilhões para melhorar o orçamento da educação. Isso é muito importante. Presidente Lula vai priorizar e ampliar as escolas em tempo integral", garantiu Alckmin.
Incômodo
Ao que tudo indica a indicação do governador Rui Costa (PT) para chefiar a Casa Civil, no governo Lula (PT), não tem agradado a ala mais radical do partido, segundo informações da Revista Crusoé. Após ter recebido ataques de petistas do estado de São Paulo, Rui agora tem sido apontado como "pró-mercado", o que não tem agradado alguns correligionários. "Já na sua primeira fala como indicado para a pasta, o atual governador da Bahia confirmou os piores temores desses petistas renhidos, ao acenar para o mundo das finanças e dizer que será preciso encontrar novas formas de investimento para o setor de infraestrutura", diz um trecho da revista.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.