Ponto e Vírgula 17/12/2021

Ponto e Vírgula 17/12/2021

Sobe - Campanha da Prefeitura de Feira, pela retomada do crescimento econômico no Município.

Desce - Presidente Jair Bolsonaro, ao demitir servidores do Iphan sem saber o que é o Instituto, por este, não ter liberado a construção de uma loja da Havan.

Adolfo Viana

O deputado federal baiano Adolfo Viana assumirá a liderança do PSDB, na Câmara dos Deputados, no início do próximo ano. Ele substituirá Rodrigo de Castro, de Minas Gerais. A escolha é fruto de acordo na bancada federal tucana.

Agerba

Já está em vigor a Lei º 14.392, de 14 de dezembro de 2021, aprovada pela Alba e sancionada pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa. A nova lei institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) que reduz o valor das multas aplicadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), com percentual de desconto de 80% para as multas lavradas até a data da sua publicação.

Fundeb

O Senado aprovou na quarta-feira (15), um projeto de lei (PL) que altera regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Como os senadores aprovaram duas emendas, o texto volta à Câmara dos Deputados.

Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando com folga as intenções de voto para a Presidência da República nas eleições de 2022, conforme mostra a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada ontem (16). Na intenção de voto estimulada, quando são apresentados os nomes, o petista aparece com 42,8%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 25,6%, Sérgio Moro (Podemos) 8,9%, Ciro Gomes (PDT) 4,9%, João Doria (PSDB) 1,8%, Felipe D'Avila (Novo) 0,4% e Rodrigo Pacheco (PSD) 0,3%.

2° turno

A pesquisa também mostra que no segundo turno o ex-presidente venceria todos os adversários, enquanto Bolsonaro aparece à frente somente de Doria numa eventual disputa direta.

Um almoço

Um almoço ontem (16), do qual ACM Neto participou em Brasília, pelo União Brasil, com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), pode ter iniciado um processo de reaproximação entre os dois, estimulando especulações de um entendimento nacional entre os dois partidos. Do encontro, na casa do vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, participou Rodrigo Garcia, vice governador de São Paulo e pivô do desentendimento, no ano passado, entre Neto e Dória. Garcia, aliás, circulou livremente entre os dois.

Vai acionar

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vai acionar o STF pedindo a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que admitiu ter exonerado servidores do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em benefício do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. A fala foi feita pelo presidente durante evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Daciolo

Cabo Daciolo (PMB-RJ) desistiu da pré-candidatura para o pleito de 2022. O ex-deputado revelou a desistência e declarou voto em Ciro Gomes (PDT-CE), através de um vídeo, onde diz que Foro de São Paulo e Ursal existem e têm um propósito, mas alega que vai "cumprir o que o Espírito Santo" mandou fazer.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/