Ponto e Vírgula 15/12/2022

Ponto e Vírgula 15/12/2022

Sobe - Médico negro e capitão da PM de Feira de Santana pela representatividade no quadro 'Quem quer ser um milionário?' da rede Globo.

Desce - Brasil por viver explosão de casos de dengue em 2022.

Facilitou

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que altera a Lei das Estatais e que, na prática, facilita indicações de políticos para cargos de alto escalão de empresas públicas. O texto diminui de 36 meses para 30 dias o período de quarentena pelo qual uma pessoa que tenha atuado em estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a campanha eleitoral deve passar para poder tomar posse em cargo de direção de empresa pública e sociedade de economia mista.

Atraso salarial

Servidores que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Feira de Santana, por meio de contratos temporários, junto a uma empresa terceirizadora de mão-de-obra denominada Confiança, estão com salários atrasados. De acordo com o vereador Professor Ivamberg (PT), ainda não receberam o pagamento dos meses de outubro e novembro, bem como a primeira parcela do 13º. O petista vê com estranheza este fato, uma vez que o Governo recebeu, recentemente, autorização legislativa para suplementação orçamentária tendo como um dos objetivos, justamente, a atualização salarial de funcionários contratados através de empresas e cooperativas.

Parabenizou

A deputada federal feirense Dayane Pimentel (UB) usou as redes sociais para parabenizar a cantora baiana Margareth Menezes, que será ministra da Cultura, no governo Lula, a partir de 1º de janeiro. "Parabenizo a ilustre cantora baiana pelo Ministério da Cultura. Artista consagrada, séria e que sempre engrandeceu a Bahia e o Brasil. Espero que em sua gestão todo o mal feito à pasta, por salafrários e falsos moralistas inimigos da cultura, seja descoberto. Boa sorte, ministra", escreveu Dayane, que tem protagonizado diversos ataques ao presidente e a aliados bolsonaristas.

Novas Seções

O vereador Zé Curuca (UB) solicita ao Juiz Eleitoral da Zona 155 que realize a redistribuição do eleitorado atual, com a finalidade de criar seções eleitorais na Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, com sede na Estrada do Calundu, no bairro Lagoa Salgada, com o intuito de atender o eleitorado residente naquela localidade. Nas eleições de outubro deste ano, em Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, 15 locais de votação tiveram 78 seções modificadas. Algumas delas estão localizadas em bairros como Mangabeira, Queimadinha e Alto do Cruzeiro.

Impeachment

Um eventual processo de impeachment do prefeito Colbert Martins Filho pode obter o apoio da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), na Câmara Municipal, dentro de alguns dias. E a decisão sobre como será orientado o voto dos vereadores deve ser tomada em Janeiro do próximo ano, quando a questão será avaliada pelo deputado federal Zé Neto (PT). Foi o que revelou o vereador Paulão do Caldeirão (PSC). Segundo ele, teria ouvido diretamente do deputado a declaração sobre liberar ou não o voto em um eventual impeachment do prefeito. "Zé Neto tem a sede de ser prefeito de Feira. E eu o apoiaria com o maior prazer", disse.

Mudança de ponto

Aprovado por unanimidade na Sessão de ontem (14), o Requerimento nº 253/2022, de autoria do vereador Edvaldo Lima (MDB), solicita da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), informações sobre a mudança de local dos pontos das vans que atendem a zona rural - São Gonçalo dos Campos/Ouro Verde. Anteriormente localizado na lateral do Colégio Padre Ovídio, atualmente o ponto se encontra na Rua Olímpio Vital (Centro de Abastecimento), o que tem causado prejuízos e transtornos a motoristas, a proprietários das vans e aos usuários do sistema, uma vez que o local não atende adequadamente o movimento de parada, embarque e desembarque de passageiros.

Despejo

O senador Otto Alencar (PSD) sugeriu que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre com uma ação de despejo contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). "É de costume o presidente da República que sai do poder deixar o Palácio da Alvorada, residência oficial, antes do dia 15 de dezembro", escreveu Otto. "Se Bolsonaro não quer sair, sugiro a Lula entrar com ação de despejo", recomendou.

Gastos

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta de 0,5% para até 2% da receita bruta operacional o limite de despesas com publicidade e patrocínio por empresa pública e sociedade de economia mista em cada exercício, além de mudar limites de gastos em ano eleitoral. O texto segue para o Senado. Pelas regras atuais, é possível atingir os 2% por proposta da diretoria justificada com base em parâmetros de mercado do seu setor e mediante aprovação pelo respectivo Conselho de Administração. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/