Ponto e Vírgula 14/12/2022
Sobe - Bahia, por emplacar dois ministros no Governo Lula.
Desce - A intolerância no movimento político de rua em Brasília.Evangélicos
Tem um grupo de evangélicos se articulando para lançamento de candidatura a Prefeito, em Feira de Santana, em 2024, José de Arimatéia (Republicanos) não participa e nem é lembrado nessas reuniões. O pessoal trabalha a cabeça de Josué Brandão (Podemos). Irmão Niel (Solidariedade), que já se lançou candidato a vice, sem saber ainda quem será o candidato a prefeito, participa dessas reuniões.
Crentes
Feira já está fervilhando com o lançamento precoce de candidaturas à Prefeito. Nesta última segunda-feira (12), por exemplo, o pastor Gerson Andrade, reunido com fiéis, que receberam o deputado eleito Pablo Roberto (PSDB), lançou o nome do presente. Pablo apenas sorriu, ficou satisfeito.
Ministérios
O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter aproximadamente 35 ministérios. "Deve ficar em torno disso. Está fechando, no gerúndio. Estamos finalizando", disse Costa. Ainda segundo Rui, o governo eleito discute desmembrar o Ministério do Planejamento - que cuidará de assuntos orçamentários e estratégicos - e criar uma pasta de Gestão, que será responsável por áreas administrativas e de "governo digital".
Reforma administrativa
Membro do Conselho Político do Grupo de Transição do governador eleito Jerônimo, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, falou sobre a importância das mudanças propostas na reforma administrativa para o próximo governo, como a criação das secretarias de Justiça e Direitos Humanos e de Assistência e Desenvolvimento Social, a ampliação da autuação da Sepromi, e a criação de mais de mais de mil cargos. Para o dirigente estadual do PT, essas propostas têm como objetivo melhorar a qualidade dos serviços e de vida da população.
UPB e PSD
A disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) segue aquecida nos bastidores, movimentando especialmente o PSD. Deputado federal pelo partido, Gabriel Nunes garantiu que ainda não existe definição sobre a indicação do nome da legenda para o pleito. Nunes indicou que "O PSD tem alguns nomes que estão disputando. Estão aí nessa pré-campanha além do prefeito Quinho, tem se destacado também o prefeito de Castro Alves, Thiancle, que vem fazendo também um trabalho muito bom. Tem também o prefeito Moreira de Itapicuru, além de outros partidos", comentou o deputado.
O MDB
Ex-ministro da Integração Nacional no segundo mandato de Lula (PT) como presidente (de 2007 a 2010), Geddel Vieira Lima garantiu que o MDB baiano, liderado por ele e pelo irmão Lúcio Vieira Lima, não reivindica espaços no futuro governo, mesmo que em cargos na Bahia. "Se formos chamados para contribuir, daremos nossa contribuição de forma felicíssima e engajada", afirmou Geddel.
ICMS
O STF marcou para esta quarta-feira (14), uma sessão virtual extraordinária, de 24 horas, para julgar se homologa ou não um acordo entre estados, União e Congresso sobre a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O acordo foi alcançado em 2 de dezembro, quando os representantes dos estados, do Distrito Federal e da União concordaram em manter a essencialidade do diesel, do gás natural e do gás de cozinha. Com isso, o ICMS cobrado sobre esses produtos fica limitado à alíquota geral do imposto, algo em torno de 17% e 18%, a depender da unidade federativa.
A mensagem
Um dia após atos de vandalismo praticados por bolsonaristas em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou ontem (13), com integrantes da Marinha e divulgou uma nova mensagem de teor dúbio. Em nota em nome do presidente lida por um locutor, Bolsonaro diz que a Marinha é comprometida com o futuro da pátria. Afirma ainda que os fuzileiros navais, com sacrifício da própria vida, "lutaram e sempre lutarão para impedir qualquer iniciativa arbitrária que possam vir a solapar o interesse do nosso país".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.