Ponto e Vírgula 14/10/2023
Sobe - Baiano de 13 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar de Ilhéus, por ser aprovado em 8 programas de universidades internacionais.
Desce - Prefeito de São Félix do Coribe, no oeste da Bahia, por ser preso depois de ser encontrado com armas e drogas em uma operação da Polícia Federal.
Cargo cobiçado
O Cidadania, partido que faz parte da federação com o PSDB, tem um vereador nos quadros da Câmara de Feira de Santana, Pedro Cícero. O vereador, depois do evento de lançamento da candidatura de Pablo Roberto (PSDB), sentenciou que para fazer a composição da chapa de prefeito, entende que, ele representando o partido, possa compôr a chapa como vice-prefeito. Outro, sem especificar candidato, mas, já se lançou como vice, em qualquer das chapas que vá disputar a eleição, foi o Pastor Niel, que está a espera da convocação.
Redução salarial
Devido à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Anguera, Mauro Vieira reduziu o salário próprio, do vice-prefeito, dos secretários e do procurador geral do município. Após a implementação de várias medidas de contenção de despesas demonstra um compromisso em conter os gastos e priorizar o bem-estar dos cidadãos. De acordo com a Lei Nº 308/2023, a redução dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e procurador jurídico foi estabelecida em 10%. Essas ações visam aliviar a pressão financeira enfrentada pela prefeitura, ao mesmo tempo em que garantem a manutenção dos serviços públicos essenciais e dos empregos locais.
Propostas
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à ALBA, duas propostas que mexem no regramento para licitações e contratações públicas no estado. O primeiro projeto é uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que altera os artigos nº 18, 19 e 26 da Constituição do Estado da Bahia, abrindo exceções, respectivamente, para que o governo possa alienar bens imóveis sem autorização prévia da ALBA; adquira bem móveis sem necessidade de licitação; e realize obras, serviços e compras sem processo licitatório.
Terrorismo político
O presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, provocou os deputados da base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), que segundo ele, estão "muito quietos" em relação às críticas da oposição à gestão petista. Para Lúcio, os oposicionistas fazem "terrorismo político" em relação à segurança pública na Bahia, mas os governistas aceitam "passivamente".
Relatório
A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) reuniu-se com o governador Jerônimo Rodrigues, além de parte do Secretariado Executivo do Estado. O encontro aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia. A reunião tratou sobre segurança pública e outras pautas cruciais para fortalecimento mútuo das instituições. Na oportunidade, a defensora-geral, Firmiane Venâncio falou do relatório sobre as ações 'Interioriza Defensoria' e 'Liberdade na Estrada', apresentando números importantes sobre os projetos.
PSDB
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal rejeitou embargos de declaração apresentados pelo PSDB e confirmou a decisão que afasta da presidência do partido o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Também fica mantida a exigência de convocação de convenção para eleger uma nova direção para a legenda. A ação que levou à decisão de afastamento de Leite foi apresentada pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. A direção do PSDB afirma que realizará nova convenção em novembro e que a decisão é inócua, porque ainda cabe recurso.
Lula
O presidente Lula (PT) lidera com folga nos cenários estimulados de uma pesquisa de uma intenção de votos para as eleições de 2026. Na primeira simulação do instituto Paraná Pesquisas, o petista tem 36,6% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (12,7%), Simone Tebet (7,4%), Sergio Moro (6,7%) e Ciro Gomes (6,3%). No cenário 2, com menos candidatos, Lula aparece com 37,6%, seguido por Tarcísio de Freitas (18,9%), Simone Tebet (9%), Ciro Gomes (8,7%) e Eduardo Leite (3,7%).
Estratégia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou a estratégia de contestar o resultado eleitoral e passou a consultar chefes militares sobre a possibilidade de um golpe após o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, impor reveses às investidas do Palácio do Planalto contra as urnas eletrônicas. A mudança de postura ocorreu em uma reunião entre Bolsonaro e os comandantes das Forças Armadas em 24 de novembro, no Palácio da Alvorada, segundo militares e aliados do ex-presidente relataram à reportagem.
Incêndios
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), para tratar sobre os incêndios que estão acontecendo no estado. Por meio de uma publicação na rede social X, o antigo Twitter, o ministro disse que foi orientado pelo presidente Lula (PT) a mobilizar a Força Nacional na tentativa de controlar os incêndios florestais. "Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais", escreveu.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.