Ponto e Vírgula 13/11/2021
Sobe - Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata.
Desce - A arbitragem brasileira por apresentar os piores índices de eficiência em jogos de futebol.
Pesquisa
Pesquisa que deverá ser feita no início de dezembro, sob a responsabilidade do jornal Folha do Estado e site Bahia na Política vai ouvir na estimulada e espontânea para deputado federal e estadual em Feira de Santana. Quer saber o que pensa o eleitor sobre os candidatos da cidade e outros que são bem votados aqui. Serão 32 bairros, seis distritos e 1.100 entrevistados na sondagem do Info+ Instituto de Pesquisa de Opinião.
Pablo
O pré-candidato a deputado estadual Pablo Roberto (DEM), tem estabelecido uma rotina de comunicação social de forma inteligente e inovadora. Mensagens das mais diversas e incentivo de plantar árvores como forma de melhorar o meio ambiente tem sensibilizado quem recebe. É um ponto positivo para se aproximar mais dos cidadãos. Hoje (13), dia em que é comemorado o Dia da Gentileza, Pablo Roberto distribuiu uma muda de ipê amarelo para o plantio e inovando, junto vem um cartão onde através de QR-code, o secretário de agricultura dá sua mensagem.
PPP
A possível contratação de Parceria Público Privada (PPP) para operar parte dos serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) será discutida na Câmara Municipal de Feira de Santana. A realização de uma Sessão Especial com este intuito, no dia 16 de dezembro, foi aprovada na quinta-feira (11), por meio do requerimento 276/2021. A iniciativa é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL).
Responsabilidade pública
"Não existe Parceria Público Privada (PPP) sem responsabilidade pública", a observação é do deputado federal Zé Neto (PT), que na quinta-feira (11), usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre a situação dos comerciantes que ocupam o Shopping Popular. Ele cobrou uma posição do governo municipal e destacou a importância do comércio informal para a economia de Feira de Santana. Citando os equívocos no processo de implantação do equipamento e atualmente na administração, o parlamentar lembrou que todos os trabalhadores com os quais conversou sobre a relocação queriam ir para o Shopping Popular.
Buscas
O ex-juiz Sérgio Moro e o Podemos foram os dois assuntos cujas buscas no Google mais cresceram nas 24 horas após sua filiação, na manhã da quarta (10). O levantamento foi feito pela Folha de S. Paulo, utilizando dados do Google Trends. As buscas pelo Podemos cresceram 1200%, enquanto as consultas por Moro subiram 600% entre a quarta (10) e quinta-feira (11), ao compararmos com o dia anterior. Os temas procurados mais relacionados era se o Podemos é um partido de direita ou de esquerda e se Moro seria candidato.
Abertas
Apesar de o chamado código-fonte das urnas eletrônicas estar disponível para inspeção desde 4 de outubro, nenhum dos partidos políticos apareceu no espaço reservado para analisá-lo, assim como os demais órgãos autorizados a auditar o sistema do TSE. A abertura antecipada foi uma das medidas tomadas pela Justiça Eleitoral frente à campanha de ataques às urnas eletrônicas liderada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Impeachment
Na esteira da divulgação de pesquisas eleitorais em 2022, levantamento feito pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do jornal digital Poder360, mostra que 57% dos entrevistados acreditam que o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer processo de impeachment e ser afastado do cargo. Os que defendem a permanência do chefe do Executivo são 36%, enquanto 6% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Brumado
O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Brumado que revogue o Decreto Municipal nº 5.584/2021, que desobrigou o uso de máscara facial em locais abertos ou fechados. Segundo a promotora de Justiça Paola Maria Gallina, o decreto está em desacordo com a Lei Estadual nº 14.261/2020, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras a todas as pessoas em circulação externa nos municípios baianos em que estão em vigor os decretos legislativos de reconhecimento de estado de calamidade pública aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e que tenham confirmado caso de covid-19.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.