Ponto e Vírgula 10/10/2023

Ponto e Vírgula 10/10/2023

Sobe - Corrida Kids Boulevard por proporcionar inclusão, diversão e alegria à criançada feirense.

Desce - Grupo Hamas por, com ações terroristas, provocar a morte de milhares de pessoas.

Forte, fortíssimo!

Começou bem. Durante o evento que culminou com a indicação do empresário Yuri Guimarães para o diretório municipal do PP, dois vereadores já se manifestaram pela filiação ao partido durante a janela de transferência de candidatos. Além de Eremita Mota (PSDB), Paulão do Caldeirão (PSC), Galeguinho SPA (PSB) e alguns, pontuaram que iriam avaliar, e que existia a possibilidade também de filiação. Zé Curuca (UB), gritou ao fundo: "se tiver uma vaga para mim, eu quero". O partido já está mostrando musculatura e certamente, terá três, podendo chegar ao quarto vereador de mandato. Quem sabe se não tem mais?

Prestígio

No evento patrocinado pelo empresário Yuri, no último sábado (7), foi bem prestigiado. Parecia até convenção de candidatura a prefeito. Estavam presentes o presidente estadual da legenda, o deputado federal Mário Jr, o secretário geral do partido, ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, os deputados estaduais Niltinho e Eduardo Salles, além de nove vereadores, o presidente municipal do PSB, Roberto Tourinho, prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira e o diretor de habilitação do Detran, Max Passos.

Exultantes

Os mais empolgados com o evento, tomando como base os seus discursos, foram os vereadores, Jurandy Carvalho (PL), que clamou, dizendo que tinha esperança pela renovação política em Feira de Santana e o vereador Paulão que disse "Feira não pode continuar como está. Tem que haver mudanças".

Aditivos

A publicação, no Diário Oficial do Município, de aditivos a dois contratos da Prefeitura de Feira de Santana, referentes a coleta de lixo e transporte escolar, causou surpresa ao vereador Professor Ivamberg (PT), que levou a questão para a tribuna da Câmara Municipal, recentemente. Ele diz que as suplementações, com valores de R$ 30.9 milhões e R$ 4 milhões, respectivamente, devem ser justificadas à sociedade, "que precisa saber quais motivações existem para aumento tão exponencial nessas despesas". O petista também lançou dúvidas sobre a forma que é feita a medição do lixo coletado na cidade.

Incentivos fiscais

O relatório final da reforma tributária que será apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) vai incluir a prorrogação dos benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que beneficiará a montadora chinesa BYD e outras que pretendem se instalar no Brasil. A afirmação foi feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), ao fazer pronunciamento, ontem (9), durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da BYD, em Camaçari. A prorrogação dos benefícios foi garantida por emenda do próprio Otto Alencar à PEC 45/2019, que altera o sistema tributário brasileiro.

Aécio

Aécio Neves relatou a aliados que não pretende assumir o comando do PSDB. O deputado sonha com a disputa do governo de Minas Gerais em 2026 e quer aproveitar os próximos anos para recuperar a imagem perante o eleitorado. A reabilitação do tucano ocorre após a Justiça inocentá-lo da acusação de corrupção passiva, no caso envolvendo um suposto pedido de propina para Joesley Batista. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região(TRF3) tomou a decisão em julho.

Desde a Constituição

Após 35 anos da promulgação da Constituição Federal, completados na última quinta-feira (5), apenas sete parlamentares da Câmara dos Deputados continuam ativos, na Casa legislativa. Entre eles, dois baianos: Lídice da Mata (PSB) e Sérgio Brito (PSD). Este último, apesar de ser secretário de Infraestrutura no governo Jerônimo, possui mandato. Lídice soma 40 anos à frente de cargos políticos. A primeira experiência dela foi em 1983, quando exerceu o mandato de vereadora em Salvador. Em 1987, chegou à Câmara e participou da Assembleia Nacional Constituinte.

Expediente

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu que o Brasil comece a discutir a semana de expediente de quatro dias. A declaração foi feita durante audiência da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal ontem (9). "É a minha opinião, não de governo. Mas, tenho certeza que o presidente Lula não iria bloquear um debate, em que a sociedade reivindique que o Parlamento analise a possibilidade de redução da jornada de trabalho sem redução dos salários evidentemente. Eu acho que a economia brasileira suportaria", afirmou durante a audiência. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/