Ponto e Vírgula 10/02/2023

Ponto e Vírgula 10/02/2023

Sobe - Campanha 'Semana do Cinema' por oferecer ingressos no valor de R$ 10 em todo Brasil.

Desce - Bares que insistem em desrespeitar a lei da poluição sonora, expressa no Código do Meio Ambiente de Feira de Santana.

Reunião

Uma comissão formada por servidores efetivos e temporários, além de vereadores, está sendo criada na Câmara de Feira de Santana com o objetivo de discutir e propor soluções para pendências relacionadas com avanços na remuneração dos diversos cargos, concessão do vale-refeição e outras demandas desses funcionários. A decisão de criar o grupo foi tomada quando a presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), reuniu-se com cerca de 40 servidores para esclarecer dúvidas sobre os diversos temas e ouvi-los acerca de suas reivindicações. O encontro, que durou cerca de duas horas e meia, registrou uma série de perguntas e respostas sobre os variados assuntos de interesse do funcionalismo.

Biden

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), usou as redes sociais para comunicar a sua participação no encontro entre o presidente Lula e o mandatário norte-americano, Joe Biden, nos Estados Unidos. "É um novo momento para o Brasil. Estamos trabalhando para retomar o nosso protagonismo internacional e reconstruir relações estratégicas com outros países", escreveu.

ABIN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) vai ficar sob o guarda-chuva da Casa Civil, ministério comandado pelo ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT). A informação é da colunista do jornal O Globo, Malu Gaspar. Segundo a colunista, a avaliação foi de que colocar a Abin sob o comando da Justiça poderia dar um choque. Isso porque a pasta já conta com os serviços de "inteligência" de outro órgão estratégico para apurações - a Polícia Federal.

Alfinetada

O Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Luiz Caetano (PT), alfinetou o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) após as críticas do emedebista ao governo do estado. "Ele tem que cuidar de Feira de Santana. Foi para isso que ele foi eleito. Não para ficar criando picuinha com esse ou aquele líder político [...] Colbert, com uma administração desastrosa que está fazendo, tem condição de criticar alguém? Ele devia é ficar calado e tentar reverter o governo dele. O governo dele está deixando a desejar no transporte, mobilidade, saúde e educação", concluiu o secretário.

Dilma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer colocar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do Banco do Brics. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Lula pretende que a substituição do economista Marco Troyjo no Brics seja resolvida já nas próximas semanas, antes da viagem que ele fará à China, prevista para março. Ainda de acordo com a publicação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já conversou com Troyjo sobre o desejo do governo de que ele renuncie ao cargo. Lula quer chegar ao gigante asiático com Dilma na comitiva.

Cobrança

Durante reunião realizada ontem, com lideranças partidárias, no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) foi cobrado pela liberação de cargos de segundo e terceiro escalões e alertou que qualquer proposta que põe fim à autonomia do Banco Central não seria aprovada hoje pelo Congresso. Lula conversou com líderes de partidos alinhados como PCdoB, Rede, PSB e PDT. Também participaram integrantes de siglas de centro como PSD e União Brasil e até líderes de agremiações consideradas independentes como Cidadania e Podemos. Pelo Cidadania, participou o deputado Alex Manente (SP) e pelo Podemos, o deputado Fábio Macedo (MA).

Muritiba

A Câmara Municipal de Muritiba recebeu na Sessão Ordinária da última terça-feira (07/02), uma denúncia com pedido de cassação do mandato da vereadora Perla Santana. O pedido recebeu 10 votos favoráveis e um voto contrário que foi da própria vereadora. Em entrevista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Glauber Reis, disse que a ação foi impetrada pela professora Vaninha por se sentir ultrajada pela forma como a denúncia foi feita pela vereadora nas redes sociais - nos últimos meses Perla tem feito diversas denúncias contra a gestão do prefeito Danilo de Babão nas redes.

Retomada

Um ato conjunto das mesas da Câmara e do Senado vai regular a volta das comissões conjuntas para análise das Medidas Provisórias. Em função da pandemia de covid-19, as comissões foram suspensas pelo ato conjunto 1/20. As propostas foram avaliadas durante a pandemia diretamente pelo plenário. A explicação foi dada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), em resposta a um questionamento do deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE).O assunto veio à tona após informações atribuídas ao Senado de retomada do colegiado.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/