Ponto e Vírgula 22/02/2025
Sobe - Projeto de Lei, que obriga a prefeitura a pagar antecipado 50% do cachcê dos artistas locais.
Desce - Imprudência de condutores, que levaram a BR 324, a liderar o ranking das rodovias federais, na Bahia, com o maior número de infrações.
Problemas nas escolas
Escolas municipais que enfrentam problemas estruturais e administrativos. Este foi um dos temas levados em audiência, ao secretário de Educação, Pablo Roberto, pelo presidente da Câmara, Marcos Lima (União Brasil), e o 2º vice-presidente da Mesa Diretiva, Marcus Carvalhal (PL). Durante o encontro, disse o presidente do Legislativo, o secretário fez alguns contatos com departamentos específicos, bem como registrou em anotações os pleitos apresentados, a exemplo da possibilidade de construção de uma creche, na expansão do Feira IX.
LDO 2026
A Secretaria de Planejamento (Seplan), divulgou o calendário e os locais onde serão realizadas as audiências públicas para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), para o exercício de 2026. Os eventos acontecerão de 10 a 14 de março, tanto na sede do município quanto na zona rural. A LDO define as prioridades e metas do governo para o ano seguinte e orienta a elaboração do orçamento anual. Será disponibilizada no site da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov. br), a opção eletrônica para contribuição da população de forma digital.
Cooperação técnica
Dirigentes do Banco do Nordeste (BN), entregaram a minuta do acordo de cooperação técnica entre a instituição financeira e a Prefeitura de Feira de Santana, ao prefeito José Ronaldo de Carvalho. A iniciativa do banco visa a aplicação de recursos para este ano e o apoio às políticas públicas municipais.
Cooperação técnica I
No encontro, realizado no gabinete do prefeito no Paço Municipal Maria Quitéria, dirigentes do BN informaram sobre o apoio ao empreendedorismo feminino, pequeno e mini produtor, por meio do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial do BN). Esse apoio foi demonstrado através do montante aplicado pelo Crediamigo em 2024, com mais de R$ 62 milhões disponibilizados para apoiar os microempreendedores.
Luiz da Feira
Otimista com a notícia de que o Governo Municipal vai promover melhorias nas feiras livres de frutas e verduras, que acontecem na rua Marechal Deodoro e praça Bernardino Bahia, centro da cidade, o vereador Luiz da Feira está acionando um deputado federal aliado, para que busque destinar recursos, através de emendas ao Orçamento da União, para contribuir com o investimento a ser feito pelo Município. "São essas pessoas que acordam entre 4 ou 5 horas da manhã e saem para vender seus produtos nas ruas. Grande parte trabalha com alimentação".
Jurandy
Comemorando a decisão da gestão municipal, de manter os feirantes trabalhando nas feiras livres do centro da cidade, Jurandy Carvalho (PSDB), afirmou que com a atitude, "saem ganhando tanto os lojistas, quanto os vendedores, que são, em maioria, agricultores familiares, porque esta atividade é muito importante para a economia do Município". Acredita vai funcionar de forma organizada, com novas barracas, coletores de lixo terá e demais cuidados".
Lulinha
Não será diferente com os camelôs que comercializam, na rua Sales Barbosa, e em outros locais do centro, reforçou o tambem governista Lulinha da Gente (UB). Ele disse que vai ser autorizada, em breve, a confecção de todas as barracas, padronizadas, para doar àqueles pequenos comerciantes "um compromisso que a gestão assumiu e que vai acontecer".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.