Ponto e Vírgula 09/04/2024
Sobe - Pais e mães de autistas que fizeram, no domingo passado, uma passeata pedindo mais respeito, empatia e inclusão para com as pessoas dentro do espectro.
Desce - Mulheres que protagonizaram atos de violência durante o Esquenta Micareta, em Feira de Santana.
Os exonerados
A exoneração de dois secretários do governo da Bahia para se candidatarem às prefeituras nas eleições municipais deste ano foi publicada na edição de sábado (6), do Diário Oficial. O ex-titular da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Caetano vai disputar, mais uma vez, a Prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O chefe de gabinete da pasta, Jonival Lucas, assume o comando da pasta. Já a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, deixa o posto para concorrer à prefeitura de Ilhéus. A subsecretária Rowenna dos Santos Britto é a nova titular da pasta.
Kannário
A reta final da janela partidária movimentou a capital baiana. O período em que os políticos aproveitam para realizar trocas de partidos ganhou um novo capítulo com a filiação do cantor e ex-deputado federal Igor Kannário ao PSB. A sigla é uma das aliadas ao governo do petista Jerônimo Rodrigues, na Bahia. O movimento ocorre dois meses após a realização do Carnaval de Salvador, onde uma troca de farpas pública foi registrada entre o pagodeiro e o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB). Vale lembrar que Kannário já foi filiado ao Democratas (e depois União Brasil), partido que tem o gestor municipal como vice-presidente nacional.
Arma de fogo
O deputado federal Capitão Alden (PL) defendeu, no último domingo (7), o acesso da sociedade civil a arma de fogo. O parlamentar, que é Instrutor de Armamento e Tiro (IAT), palestrou sobre o tema durante uma ação realizada no clube de tiro Cavig, localizado em Salvador. Para o político, ações como a ocorrida, no último final de semana, serão cada vez mais recorrentes em seu mandato, pois ele entende como algo vital para desconstruir as narrativas impostas pela Esquerda contra a pauta armamentista. "Temos que reforçar que acesso a arma de fogo é um direito do cidadão de bem", disse.
Marcelo Nilo
Após perder as eleições em 2022 e não emplacar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o ex-deputado federal, Marcelo Nilo (Republicanos), anunciou no início da tarde de ontem (8), que vai tentar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados. Após ter confidenciado a decisão para um amigo próximo, Nilo teria sido surpreendido por um telefonema do prefeito. Durante a conversa, Bruno teria pedido a Nilo para se lançar deputado federal, em 2026, com a garantia de ajudá-lo politicamente.
Brazão
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende colocar em votação a análise da manutenção ou não da prisão de Chiquinho Brazão entre quarta (10) e quinta-feira (11), no plenário. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara começou a analisar o tema, mas um pedido de vista interrompeu a votação. Segundo informações do Blog de Andréia Sadi, do G1, nas contas de Lira, o tema deve ser retomado nesta semana. Como o blog revelou, parlamentares - de esquerda à direita – têm avaliado dar um recado ao STF e revogar a prisão decidida pelo ministro Moraes e referendada pela primeira turma do Supremo.
Fake News
O Tribunal Superior Eleitoral planeja realizar até julho uma capacitação de cerca de 3.000 magistrados para tratar da resolução aprovada em fevereiro sobre inteligência artificial e ajudá-los a se familiarizarem com as políticas das principais plataformas pelas quais a desinformação circula. A ideia é chamar essas empresas para conversarem com os juízes, para que eles entendam as políticas de integridade de cada uma. Isso os ajudaria a embasar eventuais decisões sobre conteúdos que disseminam notícias falsas nas redes sociais.
PSDB
Após o fim do prazo para a janela partidária, na última sexta-feira (5), o PSDB ficou sem vereadores em 12 das 26 capitais brasileiras. A legenda ficou sem representantes inclusive nas maiores cidades dos principais colégios eleitorais do país - São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Além dos casos acima, o PSDB passou a ficar este ano sem qualquer representação, em São Luís (MA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC). Há um saldo negativo de 11 cadeiras nos legislativos municipais das capitais, considerando perdas e ganhos. Em Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Vitória (ES), o partido já não tinha vereadores eleitos no pleito anterior, como no caso do Rio, e não conseguiu atrair novos nomes com mandatos.
Foro privilegiado
Em discussão atualmente pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a mudança no foro privilegiado também é debatida no Congresso Nacional. Há 11 projetos em tramitação que mudam as regras do foro, a maioria para restringir o poder do Judiciário sobre parlamentares. São 8 em tramitação na Câmara e 3 no Senado. Um dos mais duros é dos deputados Delegado Ramagem (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.