Ponto e Vírgula 09/02/2024

Ponto e Vírgula 09/02/2024

Sobe - Governo da Bahia por reforçar esquema de segurança durante o Carnaval.

Desce - A viagem repentina, da ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, mesmo depois da Polícia Federal ter solicitado o passaporte do marido.

Representante da periferia

O ex-deputado Tom (Solidariedade), em entrevista ao radialista Dilton Coutinho, no programa Acorda Cidade, dentre outras coisas, confirmou que ele é liderado do prefeito Colbert Martins (MDB). Ora, se é liderado de Colbert, não é mais de Zé Ronaldo (UB). Tom disse que cansou de conversas com pré-candidatos a prefeito que não rendem nada. É só conversa fiada. É bom deixar registrado que Tom já conversou com Zé Ronaldo, Zé Neto e Capitão Alden. Pelo que ficou entendido, não quer mais conversa com os dois primeiros e também não vai mais bater continencia para o capitão. Tom continuou dizendo que procura viabilizar sua candidatura, que representa a periferia e os mais humildes, que não são de famílias tradicionais. Que é hora de dar oportunidade a essa faixa de cidadão.

A princesa e o plebeu

Ao ser questionado o porquê da sua exoneração do cargo interistitucional, ele disse que pretende, voltar por um tempo à coorporação militar, mas, que no seu lugar, indicou a sua esposa, Carla Carneiro, de uma família tradicional de Feira de Santana, neta de um ex-senador da República e com experiência em política, que muito vai contribuir com o governo do prefeito Colbert Martins. Só para ficar o registro, Tom não disse o nome do avô da sua esposa, vou dizer aqui agora, trata-se do ex-senador Nelson Carneiro, que teve grande papel de destaque na década de 60 e que saiu de Feira, para o Rio de Janeiro, jovem ainda.

TCM

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes, anunciou ontem (8), a abertura das inscrições para os candidatos à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) - em razão da aposentadoria do jornalista Fernando Vita, em dezembro passado. Para se inscrever, o postulante precisa, no mínimo, da indicação de 13 parlamentares, da indicação da Mesa Diretora ou do seu presidente, Adolfo Menezes. O documento oficial do Governo do Estado, comunicando a vacância no TCM e informando que cabe à AL-BA a indicação do nome, chegou oficialmente à Casa, através Secretaria Geral da Mesa Diretora, e estará publicado na edição de quinta-feira do Diário Oficial.

Viajou

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro vai viajar para os Estados Unidos nos próximos dias. Lá, ela fará uma turnê por igrejas evangélicas ao lado da ex-ministra e atual senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A decisão foi tomada após a operação da PF que apreendeu, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), o passaporte de Bolsonaro e o proibiu de manter contatos com outros investigados, como Valdemar Costa Neto, presidente do PL. As medidas integram operação que investiga suposta organização criminosa que atuou na tentativa de "golpe de Estado" para manter Jair Bolsonaro no poder, após a derrota nas eleições de 2022.

Microempresários

O presidente Lula (PT) disse que o papel do Estado é atender à população pobre do Brasil, e não megaempresários que "só servem para pedir bilhões". Em evento no Rio de Janeiro, o chefe do Planalto fez um paralelo entre pessoas de baixa renda que compram fiado - isto é, pagam depois- e ricos que pedem empréstimos ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "O pobre é o seguinte: quando ele compra o pão e o leite fiado e ele não pode pagar, ele para de passar na frente da padaria. Ele tem medo de falarem que está devendo", disse Lula. "O rico, não. O rico gosta de dizer que está devendo. Para ele é uma coisa charmosa de dizer: 'eu peguei R$ 5 bilhões do BNDES, juros de longo prazo, cinco anos de carência e vou pagar em 15 anos'."

Atrito

O atrito entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os parlamentares do Centrão, sobretudo na Câmara dos Deputados, tem como pano de fundo o controle do Ministério da Saúde, afirmaram à EXAME senadores, deputados e integrantes do Executivo. O grupo hoje liderado pelo presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL), quer indicar um nome para comandar a pasta, que tem o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios. Entre os deputados do Centrão há um descontentamento com o ritmo de liberação de emendas parlamentares no Ministério da Saúde.

Ibicuí

Na última semana, por uma estreita margem de 5 votos a 4, os vereadores de Ibicuí rejeitaram um projeto que autorizaria a Prefeitura a contrair operações de crédito junto ao Desenbahia, no valor aproximado de R$ 7 milhões. O objetivo do empréstimo era viabilizar obras em diversos bairros da cidade, entretanto, devido ao contexto político, os vereadores Marcos Davi (PSB) e a presidente da câmara, Carol (PSD), optaram por votar contra.

Alagoinhas

O vice-prefeito de Alagoinhas, Roberto Torres, anunciou sua filiação ao partido PDT, após uma reunião com o presidente da sigla na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. O ato de filiação será agendado no município. Com a decisão de deixar o Republicanos, Torres também pediu exoneração do cargo de secretário municipal de Serviços Públicos, afastando-se da gestão do prefeito Joaquim Neto (PSD) e alinhando-se à oposição. A presidente do PDT de Alagoinhas, vereadora Luma Menezes, também participou da reunião. O rompimento de Torres com Joaquim Neto se deu devido à discordância em relação à escolha do secretário municipal de Relações Institucionais, Gustavo Carmo (PSD), como candidato à sucessão.

Celebrou

Lula fez questão de turbinar a repercussão da operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro e sua trupe com um comentário nas redes sociais, como se presidente da República fosse comentarista de batida policial. A declaração foi uma reprodução de trecho de sua entrevista à rádio Itatiaia, concedida na manhã de quinta-feira, 8. Para amenizar o oportunismo, porém, o petista disse esperar não haver excessos. "É muito difícil um presidente da República comentar sobre uma operação da Polícia Federal que ocorre em segredo de justiça. Espero que não ocorra nenhum excesso e seja aplicado o rigor da lei. Sabemos que houveram ataques à democracia. Precisamos saber quem financiou os acampamentos. Vamos esperar as investigações", disse. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/