Ponto e Vírgula 09/01/2024
Sobe - A comemoração da vitória da democracia sobre a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023
Desce - Prefeitos de cidades nordestinas, por inflarem estudantes da EJA
Púlpito
Através de vídeo nas redes sociais, o ex-vereador Isaías de Diogo, fez um importante alerta aos líderes religiosos, incluindo pastores e pastoras. "As eleições, neste ano de 2024 é o ano onde muitos políticos vão aos templos religiosos buscar apoio, buscar votos e às vezes alguns pastores dão o altar para que eles usem esse benefício. A igreja tem dono, a igreja é do senhor Jesus Cristo, por isso, evita dar o altar, o altar é santificado a Deus, é lugar de liberar e vitórias, então, não vamos misturar. A igreja tem dono, você está tomando conta de algo que você vai prestar contas", disse.
Vendilhões do templo
O ex-vereador está certo. É um abuso o que se faz utilizando o altar das igrejas por alguns pastores, para captar votos para seu candidato preferido, mesmo sendo membro da igreja. No momento de contrição, onde os fiéis buscam estar mais perto do Senhor, se fragilizam pelos interesses mundanos e termina indo "na onda" dos pastores que esquecem qual o seu principal objetivo.
Pedido de perícia
Já está nas mãos da Justiça o pedido de perícia na documentação da tramitação do Orçamento 2024, ocorrido na Câmara Municipal de Feira de Santana. O objetivo é periciar páginas, assinaturas e comprovação de tramitação.
Notificação
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana notificou a presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota, a dar explicações sobre a reforma que está sendo feita no prédio principal do Legislativo. Argumenta o Executivo que os artigos 98 e 99 da Lei 117/18, Plano Diretor, que tratam das áreas de proteção cultural e paisagística [e a Câmara faz parte], bens protegidos pelo município, que informe quais reformas serão feitas.
Estrela no peito
Após definir o nome do vice, Geraldo Júnior (MDB), para disputar a Prefeitura de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que não terá problemas no interior da Bahia e garantiu que, em prol da unidade, não decidirá os candidatos priorizando apenas seu partido. "Nas reuniões que nós fizemos, já aconteceu esse debate em torno dos municípios. Não só dos grandes municípios, mas dos pequenos", disse ele. "Em Feira de Santana os próprios partidos pediram para condensar mais as conversas, dialogar mais, mas está bem andado lá o nome do deputado Zé Neto (PT), não tem outro nome sendo posto", disse o governador.
Dino
Depois de descansar com a família, Flávio Dino deve retornar a Brasília para ter uma conversa com o presidente Lula, ainda no fim de semana, sobre quem vai sucedê-lo no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Dino teve a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovada pelo Senado no dia 13 de dezembro e deve deixar o cargo de ministro do governo Lula até o fim da próxima semana. A posse no Supremo está marcada para 22 de fevereiro, mas antes ele ainda quer reassumir o mandato de senador, para o qual foi eleito em 2022.
Direitos humanos
O Ministério dos Direitos Humanos recebeu 430 mil denúncias de violações de direitos humanos durante o ano de 2023. Os dados foram coletados pelos registros do Disque 100 e divulgados pela pasta. O canal de denúncias registrou ainda alta de violações. De acordo com o ministério, foram 2,8 milhões somente no último ano. Em 2022, havia sido contabilizado 1,5 milhão.
Múcio
Ministro da Defesa do governo Lula, José Múcio foi procurado por auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro no dia das invasões golpistas às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Uma das ligações recebidas por Múcio naquele dia partiu de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação Social do governo Bolsonaro e atual advogado e assessor de imprensa do ex-presidente.
Encruzilhada fiscal
A maratona de votações no Congresso Nacional no fim de 2023 deu ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) uma sequência de vitórias na agenda econômica, mas o avanço das medidas ainda é insuficiente para dissipar as incertezas sobre o quanto será efetivamente arrecadado com o plano fiscal e o destino da meta para as contas públicas neste ano. Por um lado, especialistas atribuem ao ministro alguns feitos relevantes, como a aprovação da taxação sobre fundos exclusivos de investimento (detidos pelos chamados "super-ricos") e sobre recursos offshore, além da reforma tributária - iniciativas engavetadas em gestões anteriores por falta de apoio político.
Cruz das Almas
O vice-prefeito publicou em suas redes sociais que a UPA teria ficado sem oxigênio. Porém a informação não era verdadeira. Tanto a secretária de Saúde, quanto o médico de plantão da unidade desmentiram a informação falsa e ressaltaram que na unidade nunca faltou oxigênio, nem mesmo tempos críticos como na pandemia do Coronavírus. O prefeito Ednaldo, caracterizou a atitude do vice-prefeito como uma falta de respeito com a população e ainda rebateu a crítica dizendo que "o vice-prefeito ajudaria muito se divulgasse verdades para a população".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.