Ponto e Vírgula 07/09/2023
Sobe - Civismo e patriotismo do povo brasileiro.
Desce - Brasil por perder 427 mil empresas, no 1º semestre.
Caça às bruxas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, abraçou ontem (6), a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, de anular provas da empreiteira Odebrecht, na operação Lava Jato e, por isso, ele afirmou que solicitará à Polícia Federal uma investigação contra agentes envolvidos na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril de 2018.
Teatro das tesouras
Aécio Neves uma das figuras de maior prestígio no PSDB, tem planos de reviver o estratagema conhecido como 'teatro das tesouras nas próximas eleições. Esse termo descreve a situação em que membros de um mesmo grupo político se fragmentam em diferentes alas, aparentando representar diversos segmentos eleitorais, embora, na realidade, todos compartilhem os mesmos interesses, sem deixar isso claro para o eleitorado.
Teatro das tesouras I
A longa rivalidade entre PT e PSDB se tornou um exemplo notório desse 'teatro das tesouras'. Durante muitas décadas, esses dois partidos se apresentaram como adversários, com figuras proeminentes como Lula, FHC, Dilma e Aécio. No entanto, essa rivalidade superficial permitiu que ambos dominassem a polarização em várias eleições, tanto em nível nacional quanto municipal.
Apagou
O vereador de Salvador, Tiago Ferreira (PT), se arrependeu de ter publicado uma foto ao lado do jornalista Marcelo Castro, isso porque, após compartilhar o registro, ele foi criticado por internautas. "Propositivo", escreveu o petista sobre o encontro com o jornalista, que aconteceu na Câmara Municipal da capital baiana (CMS), mas o tribunal da internet não perdoou, já que o Marcelo Castro está sendo investigado no escândalo do pix da Record TV Itapoan, que veio à tona quando estava em viagem em Dubai e logo após seu retorno para Salvador, foi desligado da emissora.
Mudança
O Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) terá novas regras de organização e funcionamento. Entre as novidades, está uma estrutura formada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e por quatro categorias de órgãos: permanentes, dedicados, associados ou federados, que serão estabelecidos tendo por base os níveis de acesso de cada um às informações consideradas mais estratégicas.
Mudança I
O decreto presidencial que traz as mudanças foi assinado na quarta-feira (6) - Dia do Profissional da Inteligência – pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o Planalto, a nova estrutura possibilitará "um sistema de inteligência que potencialize o enfrentamento de ações contrárias ao Estado Democrático de Direito". Permitirá também a ampliação dos níveis de eficiência do assessoramento dos órgãos de inteligência à Presidência da República, além do aprimoramento do papel da Abin como órgão central do Sisbin.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.