Ponto e Vírgula 07/07/2023

Ponto e Vírgula 07/07/2023

Sobe - Deputados, senadores e governadores por estarem comprometidos com a votação e apoio da reforma tributária.

Desce - O presidente Lula por relativizar o conceito de democracia com a invencionice de "democracia relativa".

Lembrando a história

O historiador, Carlos Mello, leitor assíduo de impressos, depositou em nós, do Jornal Folha do Estado, para que escrevêssemos leis votadas pelo legislativo feirense que não foram cumpridas pelo executivo. Aceitamos a sugestão e inauguramos, então, uma nota na edição de hoje, que tem como objetivo lembrar aos governantes essas leis desprezadas pelo município. A nota seguinte será a primeira de uma sequência ininterrupta a ser publicada, de terça a sábado, a partir do dia 20/07.

Segurança nas escolas

Tramita na Câmara de vereadores uma lei que trata da segurança para alunos e professores nas escolas públicas do município. Acontece que já existe uma Lei de nº 2092, de 15 de outubro de 1999, através de um projeto de autoria do vereador Ildes Ferreira e sancionada pelo ex-prefeito Claiton Mascarenhas, com prazo de 90 dias para o início da sua execução.

Só estória

No art.1º da Lei, o executivo estava autorizado a instituir e implantar o Serviço Municipal de Segurança Escolar que, dentre outras coisas, constava: Vigilância Escolar e aparelhos de detectores de metais, em todas as escolas municipais. O prazo para Clailton era até o dia 15 de janeiro de 2000, entretanto, ele não cumpriu a Lei que sancionou e nem os seus substitutos: José Ronaldo, Tarcízio Pimenta, José Ronaldo e Colbert Martins.

Centrão não

Após diversas notícias de que o deputado feirense Zé Neto (PT), fazia parte do centrão, ele negou a informação: "No decorrer de minha vida pública, aprendi que política se faz com responsabilidade e diálogo. Se ficássemos isolados, num canto, com decisões unilaterais, seríamos criticados. O que estamos buscando é o diálogo com todos os segmentos. Assim se faz política", salientou Zé Neto, que alega ter uma relação institucional com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Troca de carros

A chegada da fábrica da BYD na Bahia tem aguçado a imaginação de deputados estaduais baianos. Alguns deles, em condição de anonimato, apontaram que sugeriram ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para que, na próxima troca de carros, sejam adquiridos carros da empresa chinesa. A sugestão teria ocorrido após a assinatura do contrato com a empresa na Barra.

Lauro de Freitas

A presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, Rosenaide Carvalho de Brito (PT), acatou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e determinou a recondução da vereadora Débora Régis (PDT) ao mandato de vereadora do município. A decisão foi publicada em edição extra, no Diário Oficial do Legislativo, no final da tarde da última quarta-feira (05).

Sento Sé

Em sessão extraordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Sento Sé autorizaram na quarta-feira passada (5), que a prefeitura de Sento Sé contrate um empréstimo no valor de R$ 45 milhões. Segundo o portal Sento Sé, o crédito solicitado pela prefeita do município, Ana Passos, será realizado junto a uma instituição financeira, com a garantia da União.

Improbidade administrativa

O uso indevido da TV Brasil e da estrutura do Palácio da Alvorada na reunião com embaixadores em julho do ano passado pode levar o ex-presidente Jair Bolsonaro a responder por improbidade administrativa. Uma das hipóteses em caso de condenação é a suspensão dos direitos políticos, impedindo o ex-presidente de exercer funções no PL. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/