Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,798
Euro:   R$ 4,461
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta


Saiba importância de ler rótulo de alimentos

A leitura de rótulos auxilia o consumidor a se conscientizar sobre o produto consumido


10/07/2018 às 04:04h

Saiba importância de ler rótulo de alimentos
Crédito: Reprodução

Um estilo de vida saudável e equilibrado requer, além de uma boa alimentação e a prática constante de exercícios físicos, a inclusão e manutenção de bons hábitos. A leitura dos rótulos dos alimentos é um deles, já que o mesmo é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.


Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições. De acordo com a analista de qualidade Marília Costa e Silva, a leitura de rótulos auxilia o consumidor a se conscientizar sobre o produto consumido.


Confira abaixo as principais dicas quanto à leitura de rótulos:


Quantidade dos nutrientes


O ideal é sempre verificar as quantidades de todos os nutrientes descritos na informação nutricional e não somente o total de calorias apontado no rótulo. Na informação nutricional, é possível verificar o teor do nutriente em quantidade absoluta e em seu porcentual de valor diário (descrito no rótulo como %VD). Dessa maneira, quanto menor o porcentual, mais baixa é a quantidade do nutriente presente no produto.


Lista de ingredientes


Saber ler a lista de ingredientes é de grande importância para optar por alimentos mais saudáveis. Ela é elaborada em ordem decrescente de composição, ou seja, o primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto. "Ao final da lista aparecem os aditivos – componentes para modificar aspectos físicos, químicos ou microbiológicos do produto - os quais são citados seguindo a mesma regra", afirma Marília.


Quanto mais natural, melhor


Outra funcionalidade da leitura de rótulos é entender quais ingredientes estamos consumindo, ou seja, quanto mais ingredientes naturais identificarmos, melhor é o produto. Um exemplo é o caso dos adoçantes, em que ao ler os rótulos constatamos se o uso é de adoçantes naturais ou artificiais.


Valores diários


Valores diários indicam a porcentagem presente de cada nutriente no alimento, calculado considerando uma dieta de 2.000 calorias, que seria a quantidade recomendada para um adulto saudável.


Cuidados com o excesso


Alguns nutrientes podem influenciar negativamente na alimentação, como é o caso do sódio - o ideal é que ele seja consumido com moderação. A informação nutricional nos ajuda a entender a quantidade consumida de determinado nutriente.


Diet/Light


Os produtos Light e Diet ainda causam confusão na cabeça do consumidor e são largamente utilizadas para consumo em dietas específicas. Os produtos light apresentam teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já o diet tem em sua composição a ausência total de determinado ingrediente, como o açúcar, por isso pode ser consumido por diabéticos.


Alimentos especiais


Conhecer a composição daquilo que comemos é ainda mais importante para quem tem algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. De acordo com Marília, no caso de intolerantes à lactose, por exemplo, é fundamental verificar a denominação de venda do produto, que é o seu nome legal e traz a informação de que o produto pode ser consumido por um público específico.


Legislação


A legislação referente ao rótulo dos alimentos está passando por mudanças no Brasil. No entanto, algumas questões que envolvem produtos destinados a públicos específicos, como é o caso dos intolerantes à lactose, os rótulos devem conter a descrição na denominação de venda: “...PARA DIETAS COM RESTRIÇÃO DE LACTOSE”. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Inaugurada em Feira nova sede administrativa do O Boticário
Publicidade
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas