Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,678
Euro:   R$ 4,342
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Ciência e Tecnologia

todas as notíciasseta


Ferramenta de gestão de resíduos permite integração

Novas ideias para colocar em prática estratégias sustentáveis estão sempre em debate


07/05/2018 às 04:47h

Ferramenta de gestão de resíduos permite integração
Crédito: Reprodução

A grande produção de lixo pelas empresas de grandes industriais é uma preocupação constante no mundo, pois os resíduos industriais podem contaminar a água, a terra e o ar e a partir disso surgem diversos problemas ambientais e principalmente para a saúde humana. Por isso que novas ideias para colocar em prática estratégias sustentáveis estão sempre em debate e a tecnologia é cada vez mais um aliado para as empresas e o meio ambiente.

 

O software VG Resíduos é uma ferramenta que contribui na gestão de resíduos, além de mostrar oportunidades para o mercado de resíduos. A ferramenta permite o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para qualquer empresa de qualquer indústria. As empresas que produzem grandes quantidades de resíduos são obrigadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10 a prestarem contas sobre a destinação final de seus resíduos e, o VG Resíduos, agiliza e facilita esse processo otimizando a gestão. Dessa forma, é possível visualizar cada etapa de produção da empresa e a partir disso encontrar novas oportunidades.

 

Entender cada etapa de produção da empresa é importante para que os resíduos sejam descartados de forma correta. A sua separação é a parte fundamental para não prejudicar o meio ambiente e encontrar novas oportunidades. É nessa etapa que muitas empresas conseguem reciclar certos tipos de resíduos e utilizá-los novamente como matéria-prima. Isso reduz muitos os gastos com novos materiais.

 

Outra oportunidade que tem ajudado muitas empresas a saírem da crise econômica é o mercado de resíduos, que é a compra e venda dos resíduos industriais. Enquanto algumas empresas vendem os resíduos que seriam apenas descartados, muitas se especializaram na compra de resíduos industriais para tratá-los e depois vendê-los novamente. Para quem compra é um meio de conseguir material mais barato e para quem vende é um negócio que tem muito para aproveitar.

 

O VG Resíduos tem uma função chamada mercado de resíduos, que oferece a comunicação entre empresas que querem comprar e vender seus resíduos. A comunicação é feita de forma eficiente com empresas de todo o Brasil com a função disponível 24 horas por dia.

 

O mercado de resíduos é sem dúvida muito promissor, pois resíduos são produzidos o tempo todo por diversas empresas no mundo todo. Os resíduos que mais são reciclados são os plásticos, os pneus, os papéis (o Brasil, inclusive, é um dos grandes recicladores de papéis no mundo), a borracha, o alumínio, o aço, o vidro, entre outros. É importante ter uma gestão de resíduos eficiente, que entenda cada etapa de produção da empresa e que a separação de resíduos seja feita de forma correta e consciente para que oportunidades não sejam perdidas. Dessa forma, a empresa pode ganhar muito mais com o próprio lixo.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Bazar Solidário direcionado às famílias carentes de Feira de Santana- TvGeral.com.br
Publicidade
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas