Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,678
Euro:   R$ 4,342
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Turismo

todas as notíciasseta


O que atrai turistas ao cemitério Campo da Esperança?

O Brasil abriga diversos cemitérios que também são pontos de visitação e turismo


26/04/2018 às 06:19h

O que atrai turistas ao cemitério Campo da Esperança?
Crédito: Reprodução

Segmento que vem crescendo em todo o mundo ao longo dos anos, o turismo cemiterial é muito mais interessante do que parece à primeira vista. Ainda há entre as pessoas um certo tabu relacionado à morte e aos cemitérios, no entanto o tabu vem sendo superado pela curiosidade e pela vontade de conhecer mais sobre as histórias, lendas e excentricidades presentes em túmulos e jazigos.

 

O Brasil abriga diversos cemitérios que também são pontos de visitação e turismo. Um deles é o Campo da Esperança, localizado em Brasília, que já traz história em seu próprio nome.


Dona Esperança, homenagens e personalidades

 

A história local conta que Esperança foi uma escrava alforriada que vivia na região. Muito bondosa e caridosa, Esperança recebia em sua residência alforriados que não tinham destino certo e também escravos que fugiam dos abusos sofridos nas senzalas. Não existem registros oficiais sobre a ex-escrava, mas os registros orais contam que a mulher alimentava e cuidava dos doentes da região com chás, ervas e raízes do cerrado e com doações de fazendeiros. Por sua habilidade como curandeira, ficou conhecida como Benzedeira do Quilombo.

 

Na velhice, Dona Esperança contraiu hanseníase. Na ocasião de seu falecimento, os fazendeiros da região impediram o enterro em suas propriedades com medo da contaminação da terra, e a mulher acabou sepultada em uma cova que hoje está localizada no cemitério que leva seu nome.

 

Mas são os túmulos de personalidades que mais recebem homenagens como orações e coroa de flores em Brasília. Entre os ilustres sepultados estão:

 

Família Kubitschek: apesar do corpo do ex-presidente Juscelino Kubitschek não estar mais no jazigo da família, que ainda abriga Sarah (esposa de Juscelino) e Márcia Kubitschek (filha do casal), este é um dos túmulos mais procurados do Campo da Esperança.

 

Dulcina de Moraes: a atriz, mentora de estrelas como Bibi Ferreira e Marília Pêra, também foi fundadora da primeira faculdade de artes de Brasília. Faleceu em 1996.

 

Ana Lídia Braga: morta em plena ditadura militar, a morte da menina Ana Lídia Braga, de 7 anos chocou o Brasil. A criança foi raptada na porta da escola e assassinada. Como suspeitos do crime, filhos de políticos e autoridades da época, porém o caso nunca foi solucionado. A garota é reconhecida pelo povo como milagreira, e seu túmulo sempre tem brinquedos, doces e homenagens.  

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Bazar Solidário direcionado às famílias carentes de Feira de Santana- TvGeral.com.br
Publicidade
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas