Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,798
Euro:   R$ 4,461
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta


Campanha alerta para importância do silêncio

Estudos demonstram que o excesso de barulho aumenta a sensibilidade dos pacientes à dor e acelera os batimentos cardíacos


11/04/2018 às 03:28h

Campanha alerta para importância do silêncio
Crédito: Reprodução

Para muitos, o silêncio é sinônimo de tranquilidade, concentração e até descanso. Mas, em um ambiente hospitalar, ele é muito mais do que isso: o silêncio pode significar a cura, já que auxilia diretamente na recuperação dos pacientes.

 

Na última terça-feira (10), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e do Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (Nugets), iniciou uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do silêncio para o tratamento dos pacientes. Utilizando da dramaturgia ligada ao tema (Charlie Chaplin), o GTH circulou os setores e corredores do hospital chamando à atenção de todos.

 

A direção do hospital apoiou ação. “Shhhhh, vamos reproduzir este som sempre que nos deparamos com situação de barulho. Vamos todos mudar nossos hábitos, pois o silêncio faz bem à saúde sim”, disse Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA.

 

Durante toda a manhã foram distribuídos folders e afixados cartazes acrílicos educativos em lugares estratégicos com maior circulação e nos murais. Além da realização de palestras para os servidores com as psicólogas Priscila Monteiro e Luana Batista, sobre os cuidados com o uso inadequado do celular no ambiente hospitalar, e dicas importantes sobre limpeza e higienização do celular feitas por Integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Esta atividade foi realizada no auditório da unidade e contou com o apoio do Coordenação do Centro de Educação Permanente (CEPER).

 

Sobre a Campanha do Silêncio

 

Estudos demonstram que o excesso de barulho aumenta a sensibilidade dos pacientes à dor e acelera os batimentos cardíacos. Os ruídos fazem mal ao doente causando desconforto e irritabilidade quando tudo que ele precisa é um ambiente silencioso para despertar harmonia e relaxamento. O objetivo da campanha é sensibilizar e orientar a todos que estiverem no ambiente hospitalar, sobre a mudança de alguns comportamentos que contribuem com a redução dos ruídos.

 

Com o tema “Silêncio faz bem à saúde”, a campanha é voltada aos funcionários, servidores e colaboradores da unidade bem como visitantes e acompanhantes que circulam no hospital. Medidas simples como falar em voz baixa, evitar o uso do celular utilizando-o no modo silencioso ou vibratório, utilizar o fone de ouvido quando for necessário assistir a vídeos ou ouvir áudios, evitar conversar nos corredores dentre outras atividades serão estimuladas para que aos poucos sejam incorporados na rotina hospitalar. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Inaugurada em Feira nova sede administrativa do O Boticário
Publicidade
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas