Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,261
Euro:   R$ 3,838
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta


Feira sedia 32º Congresso Maçônico da Bahia

Mulheres têm um papel importante na Maçonaria, situação foi ressaltada durante o encontro


14/11/2017 às 09:50h

Feira sedia 32º Congresso Maçônico da Bahia
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

A cidade de Feira de Santana foi palco no último final de semana do 32º Congresso Maçônico da Bahia, evento que aconteceu no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) quando através de palestras foram abordados alguns assuntos, dentre os quais, o momento vivido pelo pais principalmente no aspecto político, social e econômico.

 

Organizado pelo Grande Oriente Estadual da Bahia, o congresso serviu principalmente para uma grande reflexão sobre a importância e a necessidade de um trabalho mais atuante por parte da comunidade maçônica. Um dos momentos mais marcantes do evento foi a palestra de Edmilson Pereira dos Santos, sobre o tema "Maçonaria, Família e Religião", voltada para o público feminino.

 

"Na oportunidade traçamos um paralelo entre estas três instituições estão vivendo uma crise, mas ao mesmo tempo temos boas perspectivas para o futuro porque elas mudam a sociedade, a qualidade de vida e a mentalidade dos nossos líderes. Dentro desta proposição discutimos a importância do papel feminino e do protagonismo dele no fortalecimento principalmente da Maçonaria, já que para termos uma instituição forte precisamos de todos os nossos setores unidos, oxigenados e motivados para lutar por uma sociedade melhor", ressaltou o palestrante. 

 

Para Edmilson Pereira, o choque de valores é um dos principais aspectos que contribuem para a crise na instituição família. "Há um grande conflito de gerações sem dúvida. Hoje, nós temos pais inseguros e isso é passado para os filhos. Para se ter uma ideia, uma pesquisa foi feita recentemente, onde a maioria das crianças e adolescentes disseram acreditar mais no computador e na TV do que nos ensinamentos passados pelos pais, ou seja, um total descredito porque os pais não se preparam, muito menos se esforçam para passar o melhor para os filhos", observou. "É uma situação gravíssima e a Maçonaria tem que fazer seu papel de instituição cidadã, ou seja intensificamos os trabalhos com os Demolays, as Filhas de Jó, onde nossos filhos vão para as lojas discutir questões sociais e lá são orientados e instruídos a buscarem o trabalho cidadão para contribuir com a mudança do quadro atual", complementou.

 

AVALIAÇÃO


O Eminente Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia, Silvio Cardim, esperava uma participação maior da comunidade maçônica, mas considerou positivo o encontro. "Tivemos um evento muito interessante, onde abordamos temas importantes voltados para o atual momento do país, não esquecendo também de focar na realidade de Feira de Santana. O sucesso do encontro se deu muito pelas palestras e o entrosamento existente entre os irmãos maçons que entenderam que a Maçonaria não deve ser apenas de lojas e sim de uma ação mais efetiva, mediante a força que ela tem como instituição no mundo", comentou Cardim.


Durante o encontro foram abordados alguns assuntos, dentre os quais, o momento vivido pelo pais principalmente nos aspectos político e econômico. "Somos uma instituição apartidária, porém voltada para a política cidadã, onde buscamos como cidadãos contribuir para uma sociedade melhor. É desta forma que a Maçonaria atua sempre buscando ajudar ao próximo ao promover ações que possam modificar alguma coisa do atual panorama", afirmou Silvio Cardim ressaltou a importância do papel cidadão da Maçonaria no contexto social. "Somos uma instituição apartidária, porém voltada para a política cidadã, onde buscamos como cidadãos contribuir para uma sociedade melhor. É desta forma que a Maçonaria atua sempre buscando ajudar ao próximo ao promover ações que possam modificar alguma coisa do atual panorama", afirmou. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Confira programa com entrevista artistas e personalidades por Lusitania Mel.
Publicidade
Mamãe 6 estrelas
Bruno Best Travel
PMFS RUA VIVA
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas