Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,328
Euro:   R$ 3,905
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta


Via Livre organiza trânsito em região de mais uma escola em Feira

Atualmente em Feira de Santana existe uma frota que supera 300 mil veículos e, diariamente, circulam nas proximidades do Colégio Acesso cerca de mil veículos no turno matutino e mais 300 veículos à tarde


05/11/2017 às 07:10h

Via Livre organiza trânsito em região de mais uma escola em Feira
Crédito: Reprodução

Em mais uma iniciativa de humanizar e organizar o trânsito de Feira de Santana, mediante criterioso estudo técnico da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), será implantado pela Prefeitura Municipal o projeto ‘Via Livre: Educação para seguir’ em outra unidade da rede particular de ensino no município, desta vez, o Colégio e Cursinho Acesso.

 

A medida, apresentada à imprensa na última quarta-feira (31) visa a adequação do tráfego nas imediações da escola, localizado na esquina das Ruas Comandante Almiro e Estados Unidos, através da parceria e ações tanto da SMT quanto do colégio, nos horários de entrada e saída de alunos que coincidem com uma grande demanda de veículos circulando pelo centro da cidade.


De acordo com dados da SMT, atualmente em Feira de Santana existe uma frota que supera 300 mil veículos e, diariamente, circulam nas proximidades do Colégio Acesso cerca de mil veículos no turno matutino e mais 300 veículos à tarde. O volume de carros em circulação impacta a região devido o estacionamento irregular em filas duplas e triplas pelos condutores que precisam deixar os filhos.


“As filas duplas, além de proibidas, é arriscada para segurança de quem está no carro e de quem está saindo dele”, alerta Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito.


A intervenção,prevista para começar na próxima quarta-feira, 8, consiste de sinalização vertical e horizontal, instalação de cones, criação de áreas especiais para embarque e desembarque composta de 12 vagas, uma exclusiva para veículos de transporte escolar e mais quatro para o estacionamento na Rua Comandante Almiro, de segunda à sexta, das 6h30 às 19h.

 

Já na Rua Estados Unidos, o tráfego será em sentido único de circulação em toda a extensão para acesso a Rua Aristides Novis, e terá 10 vagas para embarque e desembarque, mais três especialmente para o embarque e desembarque escolares. Outra vaga será exclusiva para carga e descarga de veículos de até 6,50m de comprimento no horários de 7h e 19h (segunda à sexta) e aos sábados, das 7h às 13h.


Nos horários de pico - 6h30 às 8h; 11h às 12h20; 13h às 14h e das 17h às 18h20 - o acompanhamento será feito diretamente com a presença de agentes de trânsito da SMT in loco e monitores da própria escola. Em contrapartida, o Colégio Acesso melhorará sua estratégia de entrada e saída de estudantes disponibilizando monitores que, identificados e treinados pela SMT, orientarão pais e alunos direcionando o fluxo de veículos para áreas exclusivas de embarque, liberando as vias para o tráfego normal.


“Além de disciplinar o trânsito, o Via Livre garante maior tranquilidade aos pais e responsáveis e agilidade assistida, tanto ao levar quanto ao buscar os estudantes, com total segurança”, explica Carvalho.


O titular da pasta ainda pontua que o projeto envolve toda a comunidade escolar e divide com todos a responsabilidade de construir um trânsito mais seguro.


“Fizemos todas as adequações dialogando com a direção, coordenação da escola e os pais”.


Resultados


Em agosto deste ano, o Via Livre foi lançado no Colégio Padre Ovídio, localizado na Avenida Senhor dos Passos, região de tráfego intenso de veículos e de importante entroncamento de avenidas, as quais fazem ligação inclusive com importantes rodovias da nossa região, como a BR324 e BR116 Sul.

 

Os resultados positivos foram percebidos em apenas uma semana e os transtornos, a exemplo de congestionamentos provocados por filas duplas, triplas e até quádruplas que se formavam na porta da escola, anterior à implantação do Via Livre, acabaram.


Hoje a realidade é um tráfego otimizado e mais segurança na entrada e saída de alunos na região da escola sem conflito de trânsito.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Cantor Batista Lima em show no Oca Music
Publicidade
Mamãe 6 estrelas
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas