Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,261
Euro:   R$ 3,838
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Morar Bem

todas as notíciasseta


Casa: como evitar acidentes com botijão de gás?

Alguns cuidados simples são capazes de evitar episódios negativos


08/10/2017 às 04:02h

Casa: como evitar acidentes com botijão de gás?
Crédito: Reprodução

Indispensável para o cozimento dos alimentos, o botijão de gás é um dos principais causadores de acidentes domésticos atualmente. Porém, alguns cuidados simples são capazes de evitar esses episódios negativos, garantindo a segurança dos moradores e da própria residência. Confira:


Compra


No momento da compra, certifique-se de que o botijão não está amassado, enferrujado ou apresente qualquer outra irregularidade. Observe também se o produto possui certificação do Inmetro (NBR), e se a mangueira e o regulador de pressão estão dentro da validade. Não aceite botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou violado, e faça o abastecimento apenas com empresas credenciadas.


Instalação


O botijão deve ser colocado em um local ventilado e aberto, onde o gás possa dispersar em caso de vazamento. Se possível, deixe-o do lado de fora da casa, desde que protegido da chuva. Também é necessário que o botijão fique a pelo menos 80 cm de distância do fogão e a 1,50 m de instalações elétricas e grelhas de escoamento de água. Caso seja preciso alterar a entrada de gás, ligue para um profissional credenciado pelo fabricante, e não mexa na posição da mangueira ou vire o botijão por conta própria.


Dia a dia


Mantenha o registro do gás fechado enquanto não estiver usando o fogão. E não cubra o botijão com plásticos ou panos, pois esses materiais podem pegar fogo. Vale lembrar ainda da importância de prestar atenção redobrada nas crianças quando estão na cozinha. Tanto os pequenos quanto animais de estimação devem ficar longe do botijão e do fogão.


Troca


Quando perceber que o fogo do fogão está insuficiente é porque o gás acabou. Nesse caso, nem adianta tentar forçar a saída de gás, até porque isso não é seguro. Antes de trocar o botijão, verifique se todos os botões estão devidamente desligados e só faça a mudança se não houver qualquer fonte de calor próxima. Transporte o botijão apenas na vertical e sem o auxílio de ferramentas. Se tiver alguma dúvida ou precise de ajuda, chame a assistência técnica responsável.


Vazamento


Se perceber um vazamento, abra janelas e portas, feche o registro do gás e desligue a chave geral de eletricidade. Mantenha todos distantes da cozinha e não fume no local. Caso seja necessário, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).   

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Confira programa com entrevista artistas e personalidades por Lusitania Mel.
Publicidade
Mamãe 6 estrelas
Bruno Best Travel
PMFS RUA VIVA
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas