Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,157
Euro:   R$ 3,741
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Morar Bem

todas as notíciasseta


Dicas para pintar casa sem ajuda de profissional

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa. Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranqüilidade, frescor ou aconchego.


22/08/2016 às 03:46h

Dicas para pintar casa sem ajuda de profissional
Crédito: Reprodução

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa. Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranqüilidade, frescor ou aconchego. As facilidades de manuseio e utilização das tintas estimulam a prática da bricolagem. Para auxiliar os consumidores que desejam economizar e ainda serem responsáveis pela transformação do lar, o arquiteto César Augusto Pasquini, da Telhanorte, orienta quais acessórios, além da tinta, devem utilizados.

 

O profissional lembra que, antes de iniciar, a segurança deve ser lembrada. Utilizar itens como óculos, máscara e luvas protegem, evitam respingos nos olhos ou a inalação de poeira. Proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura. "O protetor Salva Piso, a lona e a fita adesiva impedem a transferência da tinta para o chão, móveis e batentes de portas e janelas", diz César.

 

Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. "Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica", aconselha o arquiteto.

 

Para aplicar a massa, uma espátula pode ser utilizada. Após a aplicação e a secagem da massa, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. "Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Na bandeja, é necessário retirar o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede", explica Pasquini. 

 

Com relação ao rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existem diversidades de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto. 

 

E como calcular a quantidade de tinta para o ambiente? 

 

Definir a quantidade de tinta para o ambiente, sem desperdiçar ou sem a necessidade de retornar à loja para comprar mais uma unidade não é tarefa fácil. Por isso, existe o aplicativo Cálculo de Tintas, disponível no site da Telhanorte, que é compatível com Android e IOS. A especificação é feita por meio da metragem do espaço e do detalhamento da tinta que será empregada na superfície. Para calcular acesse o site oficial. 

 

Seguindo as dicas, é possível pintar facilmente as paredes da casa e o melhor: economizando.

FONTE: bonde
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Entrevista com a triatleta Marcia Lima- TvGeral.com.br
Publicidade
Mamãe 6 estrelas
Instituto
Bruno Best Travel
PMFS 184 anos
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas