Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,316
Euro:   R$ 3,906
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Esportes

todas as notíciasseta


Expedição mapeia principais rios da Bahia

Grupo percorre rios de canoa a remo e caiaques, filmando e fotografando para trazer informações à sociedade


29/06/2016 às 12:12h

Expedição mapeia principais rios da Bahia
Acervo Pessoal

Para realizar um levantamento sobre o estado de preservação dos rios da Bahia e o potencial pesqueiro, um grupo de amigos denominado ‘Expedição Ubatombo’, se reuniu e estão percorrendo esses rios de canoa a remo e caiaques, filmando e fotografando para trazer informações à sociedade das situações destes principais mananciais baianos.


A mais nova aventura aconteceu no último dia 19 de junho, quando cerca de oito remadores saíram do distrito de Taboquinhas até a cidade de Itacaré de canoa e caiaques percorrendo o Rio de Contas, até a foz. Foram mais de 25 quilômetros de remada em um total de 7 horas passando por diversos locais de natureza preservada, por baixo de pontes, por poços, restaurantes, mansões, igarapés, cachoeiras, entre outros.


“Percebemos o descaso com a natureza, durante o trajeto percebemos uma grande quantidade de lixo, principalmente plásticos e isopores, o que matam muitos animais marinhos. Fizemos o recolhimento do que foi possível de parte deste lixo, infelizmente essa é a realidade que vem atravessando os nossos principais rios”, relata Ricardo Tavares, um dos membros da Expedição.

 

A aventura


O primeiro desafio encarado pelos expedicionários foi uma corredeira de pedras, onde alguns integrantes tiveram que descer da canoa por precaução, já outros bem mais experientes passaram pela corredeira nos próprios caiaques. A expedição contou com a força da maré, que se estende até depois do distrito de Taboquinhas, e estava a favor (maré de vazante), depois do quilômetro 11 a maré mudou e o vento contra era forte o que diminuiu consideravelmente o rendimento do grupo. Antes de passar pela ponte Camamu – Itacaré a expedição parou e conheceu o ribeirinho Arnaldo Santos, que aproveitou para passar algumas dicas de como se proteger da maré e do vento, ajuda essa que foi primordial para completar a decida até Itacaré.


Finalmente, a expedição chegou a Itacaré contabilizando mais de sete horas de remada, o lixo recolhido foi devidamente descartado. Tavares relatou como foi vencer este grande desafio. “Foi muito emocionante e prazerosa essa expedição apesar de alguns pontos críticos por causa da sujeira devido a grande quantidade de lixo, foi possível também contemplar a natureza preservada e observar os diversos pontos da geografia do Rio de Contas. Precisamos agora aumentar mais o grupo e realizar novas expedições em outros lugares da Bahia”, afirmou.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Cantor Batista Lima em show no Oca Music
Publicidade
Mamãe 6 estrelas
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas