Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,127
Euro:   R$ 3,398
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Carnaval

todas as notíciasseta


‘Injustiça’, diz neto de Dodô sobre troca em nome de circuito

Projeto foi aprovado em votação na Câmara de Vereadores de Salvador. Prefeito afirma que projeto só será sancionado após consulta ao Concar.


29/04/2016 às 05:18h

‘Injustiça’, diz neto de Dodô sobre troca em nome de circuito
Crédito: Reprodução

Carlos Nascimento, neto do Adolfo Antônio Nascimento (Dodô), que dá nome ao circuito carnavalesco Barra-Ondina, em Salvador, afirmou ao G1, na manhã desta sexta-feira (29), que a família do músico recebeu com indignação a votação dos vereadores da capital que aprovou a troca do título do trajeto de trios para Daniela Mercury. "A decisão vai na contramão da história. É um desserviço à memória coletiva, uma injustiça. É matar Dodô duas vezes", desabafa.


Responsável pelo projeto DNA Dodô, que resgata a história de um dos criadores do trio elétrico, Carlos Nascimento afirma que o posicionamento da família não é contrário à cantora Daniela Mercury, mas em defesa de um legado histórico. "Temos grande respeito a grande cantora que é Daniela Mercury. Nossa indignação está relacionada à substituição, independentemente de qual seja", defende.

 

O projeto aprovado pelos vereadores propõe que o circuito Osmar, que fica entre Campo Grande e a Praça Castro Alves, tenha o nome de Dodô agregado ao título. A proposta é de que o circuito passe a se chamar "Dodô e Osmar".


Sobre a proposta de agregação, Carlos Nascimento também posicionou indignação. "Dodô não é irmão xifópago de Osmar. São homenagens justas e separadas. Queremos presevar a memória de um homem negro, inventor e responsável pelo sucesso dessa grande festa", afirma.


O circuito Dodô, que fica entre os bairros da Barra e Ondina, foi criado em 1992. O trajeto de trios passou a ser chamado oficialmente de Dodô em 1997. Adolfo Antônio Nascimento, que dá nome ao circuito, morreu em 1978 e completaria um século de vida em 2013.


Sobre a aprovação do projeto, a cantora Daniela Mercury prefere não comentar o caso até que haja uma definição sobre o assunto, que ainda passará pela sanção do prefeito. A proposta de mudança do nome do circuito é da vereadora Vânia Galvão (PT), que durante sessão de votação defendeu o pioneirismo da cantora baiana no circuito Barra-Ondina e destacou a ausência de nomes de mulheres nos espaços oficias do carnaval de Salvador. "Daniela foi, de fato, a criadora do circuito. Nada mais que justo marcá-la na nossa história”, justificou.

 

Entidades


O projeto aprovado na Câmara de Vereadores vai agora para as mãos do prefeito ACM Neto, que ainda não definiu data para decidir sobre a alteração. Neto afirma que só vai tomar uma decisão sobre o assunto depois de debater a questão com o Conselho do Carnaval (Concar).


Em entrevista ao G1, o presidente do Conselho do Carnaval (Concar), Pedro Costa, relatou que a entidade não foi procurada pela Câmara de Vereadores para debater a questão. Sobre a aprovação do projeto, disse que o Conselho é, até o momento, desfarovável à mudança.


"Posso adiantar que a reação da população está muito grande contra a aprovação. O Concar é o órgão criado com prerrogativa de deliberar sobre o carnaval e outras festas populares. A manifestação do Conselho não é favorável à mudança", conta.


Pedro Costa acrescenta que tem sido procurado por diversas entidades que questionam a votação dos vereadores. "Várias entidades e segmentos nos procuraram, como a Associação de Blocos e Trios, as entidades culturais, a Associação de Trios Independentes", descreve.


O presidente do Concar ressalta que o posicionamento do Concar não é contrário à cantora Daniela Mercury. "O modo com o projeto foi aprovado que é questionado. O Conselho não foi procurado. Daniela é digna dos maiores elogios. Já provou isso ao mundo", atesta.

FONTE: G1 | BA
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Bahia domina Flu de Feira no Joia e amplia vantagem na semifinal do Baianão
Publicidade
Instituto
Mamãe 6 estrelas
Bruno Best Travel
PMFS Gospel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas