Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,678
Euro:   R$ 4,342
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Educação

todas as notíciasseta


Estudantes podem se candidatar a bolsas no exterior

Estão sendo oferecidas mais de 5 mil bolsas de estudos


23/04/2012 às 11:02h

Estudantes podem se candidatar a bolsas no exterior
Foto: Divulgação Portal do Mec

Universitários de instituições públicas e particulares matriculados em cursos nas áreas de ciência e tecnologia de todo o país podem se inscrever até o dia 30 de abril para concorrerem a bolsas de estudos no exterior. São oferecidas, no total, 5.800 bolsas em universidades da Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal.

O estudante poderá fazer parte da graduação no exterior (com duração de seis a 12 meses, podendo se estender até 15 meses, se incluir curso de idioma) e ter seus créditos validados pela instituição no Brasil em que estão matriculados.

As inscrições devem ser feitas na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Programa Ciência sem Fronteiras, na qual os candidatos podem consultar os editais.

Se a instituição brasileira tiver aderido ao Ciência sem Fronteiras, é ela quem vai homologar as inscrições e definir os critérios para a escolha dos estudantes. A instituição envia a listagem para a Capes, que valida a inscrição. A partir daí, são os institutos internacionais parceiros da Capes que definirão onde o estudante vai estudar.

Caso a instituição no Brasil não tenha aderido ao Ciência sem Fronteiras, o candidato faz a inscrição no processo individual, em que os critérios são definidos pela própria Capes – desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), méritos na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e aluno com bolsa de iniciação científica.

O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas instituições de fomento – Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem o objetivo de formar estudantes nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, em áreas prioritárias.

 

Com informações do Portal do Mec

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Inaugurada em Feira nova sede administrativa do O Boticário
Publicidade
Bruno Best Travel
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas